Tratamento de dependentes químicos gratuito em SP

Clínicas de recuperação

Entidades, grupos de apoio e clínicas de recuperação que oferecem tratamento de dependentes químicos gratuito em SP. Conheça a rede de atenção à dependentes químicos disponível no estado de São Paulo!

A prefeitura de São Paulo em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool (Comuda) e com a Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR) fizeram um levantamento de entidades, grupos de apoio e clínicas de recuperação que oferecem tratamento de dependentes químicos gratuito e particular na cidade de São Paulo. Em São Paulo é possível encontrar diferentes tipos de serviços para atenção e tratamento de dependentes químicos.

Também é possível encontrar unidades de atenção à dependentes químicos em todo o Estado de São Paulo.

Tratamento gratuito para dependentes químicos

CAPS – AD – Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas

Assistência de pessoas portadoras de doença mental. No caso da dependência química existem os CAPS-AD que possuem atendimento profissional gratuito. Na capital, São Paulo, existem pelo menos 15 unidades de CAPS-AD.

Universidade do Estado de SPUNIAD – Unidade de pesquisas em Álcool de Drogas darp_co-dependentes-300x200.jpg Universidade Federal de São Paulo

Realiza tratamento ambulatorial direcionado aos dependentes químicos, familiares e apoiadores sociais.

Contato SP – (11) 5575-1708 ou www.uniad.org.br

Hospital Dia ou Casa Dia

Instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo recuperar dependentes químicos.Contato SP – (11) 2671-7332 ou www.casasp.org

Grupos de Apoio

Alcoólicos Anônimos (A.A)

Irmandade de homens mulheres que compartilham experiências entre si com o propósito de ajudar a buscar a recuperação do alcoolismo.

Contato Central SP – (11) 3315-9333 ou www.alcoolicosanonimos.org.br

AAESP – Associação Antialcoólica do Estado de SP

Entidade filantrópica para ambos os sexos, que difunde os princípios do A.A e oferece tratamento para dependentes químicos.

Contato SP – (11) 3106-0694 ou www.aaesp.org.br

Al-Anon

Associação de homens e mulheres que compartilham experiências para solucionar problemas comuns por terem parentes ou amigos alcoolistas. Existe também o AlaTeen.Contato SP – (11) 3331-8799 ou www.al-anon.org.br

Amor Exigente

Organização sem fins lucrativos que faz reuniões com pais, familiares e educadores que convivem com dependentes químicos. Dá apoio à família do dependente.

Contato Campinas – (19) 3252-2630 ou www.amorexigente.org.br

N.A – Narcóticos Anônimos

Derivado do A.A, pessoas compartilham experiências entre si a respeito da dependência química, visando a recuperação dos mesmos.

Contato SP – (11) 3101-9626

NAR-ANON

Trabalha com o método dos 12 passos e é um grupo para ajudar familiares e amigos de dependentes químicos para se recuperarem emocionalmente. Grupo de mútua-ajuda.

Contato SP – (11) 3227-8983 ou www.naranon.org.br

Entidades Sem Fins Lucrativos

 

Pastoral da Sobriedade

As reuniões baseiam-se nos doze passos e também nos princípios religiosos, de acordo com os mandamentos da igreja. A pastoral atua na prevenção, intervenção, recuperação, reinserção e atuação política. Outras entidades oferecem serviços de tratamento para dependentes químicos e de atendimento à família. Se você busca conhecer outras clínicas de tratamento de dependentes químicos gratuitas em SP, basta acessar o Guia Clínicas de Recuperação e realizar sua busca por estado e depois município.

Existem também as clínicas de recuperação particulares, leia o artigo:

 

Busque ajuda!

Muitas vezes, devido ao consumo do álcool e/ou droga, o usuário coloca em risco aspectos importantes de sua vida, tais como família, emprego, saúde. Além disso pode não perceber os problemas decorrentes deste uso ou mesmo negá-los. Nesses momentos, não é raro os membros da família apresentarem sentimentos de raiva ou impotência frente ao usuário ou a situação.
Essas ocasiões deveriam se transformar em buscas de ajuda em unidades de saúde, conversas com um profissional e pessoas de referência na sua comunidade, adesão a grupos de ajuda e cursos.

Dependência Química:Como lidar?


Para lidar com um dependente químico, primeiro é preciso conhecer a doença, os sintomas de abstinência, a prevenção de recaídas e as questões psíquicas e emocionais que envolvem a dependência química.

A família é parte importante na recuperação do dependente químico!

 


Busque informações corretas sobre as drogas, pois os filhos deixam de acreditar no que os pais dizem quando percebem que as informações repassadas não correspondem à realidade.
Aqui você encontra alguns cursos completos sobre como lidar com a dependência química, e assim poder ajudar o dependente químico. Vale a pena fazer!

 

Conheça os cursos sobre a Dependência de Cocaína, Crack, Álcool e Maconha!
COMECE AGORA!
Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?
O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

 

Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

Dependência de Maconha: como lidar?Dependência de Maconha: como lidar?

O curso “Dependência de Maconha: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos ou a quem esteja interessado em expandir seus conhecimentos e aprender informações atuais e práticas sobre a dependência de maconha. Mais informações >>

 

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco: sossobriedade@gmail.com

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *