Tratamento da dependência química – Como evitar situações de risco de recaídas!

Lugares como bares que frequentávamos quando usávamos álcool e/ou drogas, amigos antigos e outras situações podem oferecer riscos a nossa sobriedade e devem ser evitadas. Veja algumas dicas de como evitar situações de risco de recaídas!

Tweet

Tratamento da dependência química

Como evitar situações de risco de recaídas!

tratamento da dependencia quimicaQuando aceitamos que somos impotentes perante o álcool e as drogas, também aceitamos as mudanças que a nossa nova condição e conduta de vida exigem. Evitar certas situações, coisas, pessoas e ambientes são cruciais para a nossa recuperação, se quisermos continuar vivendo em sobriedade e melhorar a nossa qualidade de vida.

Para isso devemos tomar certas precauções, adotar novas posturas e rever nossos comportamentos constantemente. Não podemos melhorar a nossa vida cometendo os mesmos erros e fazendo as mesmas coisas!

Evitar as situações de risco faz parte dessa nova postura de vida e do fortalecimento da nossa sobriedade.

Situações de risco espontâneas

diga nao as drogasAs situações de risco espontâneas podem ocorrer sem a nossa vontade. São aquelas situações em que nos deparamos sem querer, quando nos encontramos com velhos amigos da adicção e o contato involuntário com o álcool e as drogas.

Nesse caso, devemos avaliar as nossas atitudes e reações perante estas situações. Por isso, o nosso autocontrole deve ser fortalecido durante o processo de recuperação da dependência química, para aprendermos a lidar com estas situações inesperadas.

Assim, quando nos deparamos com estas situações, a melhor atitude no momento é dizer “não” e se afastar, pois um instante errado pode destruir tudo o que construímos com a nossa sobriedade.

Situações de risco provocadas

Quando procuramos os antigos amigos da adicção e frequentar bares e locais onde nós costumávamos ir na nossa adicção, estamos propositalmente provocando o risco de recaída. Frequentar festas e andar com companhias inapropriadas é sinal de que ainda estamos ligados à nossa antiga vida, que sentimos falta dela e que, lá no fundo, desejamos voltar para ela.

Provocar riscos significa que não aceitamos a nossa impotência e a nossa doença, não aceitamos que precisamos mudar de vida em todos os sentidos e que a antiga vida não nos pertence mais. Então, procuramos motivos e situações que nos aproximem da nossa antiga vida.

Provocar situações de risco podem ser os primeiros sinais de recaída, que devem ser avaliados, a fim de prevenir novos episódios e reorientar o processo de recuperação e manutenção da sobriedade.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1.Maconha – Efeitos Colaterais

2.Desintoxicação de maconha

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Tratamento da dependência química – Como evitar situações de risco de recaídas!
Dependência química
Evitar as situações de risco faz parte dessa nova postura de vida e do fortalecimento da nossa sobriedade, para que possamos viver sem álcool e drogas. Saiba mais!
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *