Transtorno Bipolar na adolescência

O número de casos de transtorno bipolar na adolescência está próximo ao número de casos em adultos, o que é preocupante, pois se não for tratado o quanto antes, pode agravar o quadro na idade adulta e causar prejuízos irreversíveis. Em certos casos o transtorno bipolar não tratado pode levar ao suicídio. Saiba mais sobre o transtorno bipolar na adolescência!

Transtorno Bipolar na Adolescência

Geralmente, na maioria dos casos os primeiros sintomas do transtorno bipolar surgem na adolescência e, como este distúrbio é progressivo, torna-se mais intenso na idade adulta.
psicologiaSegundo estudos do Instituto Nacional de Saúde Mental, somente 2,6 % das pessoas que sofrem transtorno bipolar, apresentaram sintomas nos últimos 12 meses.
Pesquisadores que estudaram o transtorno bipolar desconriram que 2,5% dos adolescentes apresentaram sintomas bipolares de mania e depressão e 2,2% dos adolescentes tinham experimentado os sintomas nos últimos 12 meses.
Os estudos não indicam que os números de casos em adolescentes estão crescendo, mas é provável que parte dos sintomas começam na adolescência e que, se não tratados no início, podem contribuir com o desenvolvimento do transtorno.

Pesquisas demonstram que 1,4 % das crianças entre 13 e 14 anos apresentam sintomas maníacos. Alguns comportamentos que podem serem vistos em crianças com potenciais bipolares são gritar, bater a cabeça na parede e dizer que quer morrer, e em outras fases ser muito calmo. 

Para os especialistas estes comportamentos são sintomas que apresentam a predisposição para o transtorno na idade adulta e que devem ser tratados logo na infância, para que o distúrbio não se desenvolva e traga complicações na idade adulta.Os sintomas, mesmo que sutis e parecidos com um mal comportamento, normal de infância, dever ser encarados como possíveis indícios, pois mesmo, apresentando sintomas menos específicos, eles progridem no decorrer dos anos.

transtorno bipolar na adolescencia

Devido aos sintomas serem pouco específicos, deve-se atentar a sintomas mais explícitos na idade da infância e adolescência, como transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Para os pais é difícil aceitar a hipótese de um transtorno, o que dificulta o diagnóstico e uma possível terapia, a fim de evitar a progressão do transtorno. 

Dessa forma, o transtorno bipolar na infância e na adolescência deve ser bastante divulgado e esclarecido, como forma de melhorar a psicoeducação, prevenção, e em casos que há a presença dos sintomas, o tratamento adequado.

por Rodrigo Longo

Veja Também!

|Dados do Artigo:

Psicologia
Distúribios e Transtornos

Transtorno Bipolar na infância e na adolescência, causas, sintomas e tratamentos

Fonte:
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/15121-transtorno-bipolar-pode-ser-diagnosticado-na-adolescencia
http://drauziovarella.com.br/letras/t/transtorno-bipolar/

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *