Topiramato – Remédio para desintoxicação de cocaína

sinais da dependência química

O topiramato é um medicamento usado para tratar do vício da cocaína. Na fase da desintoxicação da cocaína este medicamento ajuda a pessoa a parar de usar a droga. Saiba mais…

 

O Topiramato, é um medicamento já utilizado no tratamento de dependentes de álcool e agora está sendo usado para tratar do vício da cocaína. O medicamento é anticonvulsionante ajuda  a regular os neurotransmissores, que ficam desregulados quando a pessoa faz uso crônico de drogas.

No caso dos alcoolistas, o Topiramato pode reduzir a probabilidade de recaída em 40%, afirma o psiquiatra Ronaldo Laranjeira.

Em dependentes de cocaína, o medicamento foi testado em 60 pacientes com idade média de 27 anos, e os resultados foram satisfatórios, onde um número significativo de pacientes reduziu o uso de cocaína por causa do Topiramato, explica o Ronaldo Laranjeira.

Outra pesquisa realizada com o Topiramato no tratamento da dependência de cocaína foi a do professor da Universidade de Columbia e pesquisador do Instituto de Psiquiatria do Estado de Nova York, John J. Mariani.

A equipe de Mariani realizou o teste com o topiramato, que tem tido bons resultados em pesquisas relacionados ao alcoolismo. “O comportamento do álcool no cérebro é bastante complexo e envolve muitos sistemas de neurotransmissores, incluindo a dopamina, que provavelmente media o efeito de bem-estar e recompensa e está relacionada ao vício”, diz Bankole A. Johsno, professor de farmacologia psiquiátrica da Universidade do Texas e o primeiro pesquisador a testar o topiramato no combate ao alcoolismo. No estudo que realizou, houve bons índices de abandono do vício. Mesmo os pacientes que continuaram bebendo afirmaram que diminuíram as doses e sentiam menos crises de abstinência.

“Ainda existem dúvidas sobre como o topiramato trabalha para combater a dependência, mas estudos com pessoas e animais mostraram que há uma eficácia nesse sentido”, diz John J. Mariani. “Além disso, em uma pesquisa recente com um grande número de viciados em metanfetamina, o medicamento reduziu a intensidade de uso”, completa. Para acompanhar o topiramato no tratamento, o psiquiatra optou por sais de anfetamina, uma substância que, assim como a cocaína, estimula o cérebro, mas de maneira segura. Nos Estados Unidos, ela é o princípio ativo de uma droga aprovada pelo FDA, o órgão de vigilância sanitária do país, para crianças e adultos hiperativos.topiramato

Durante 12 semanas, a dupla de medicamentos foi ministrada a 81 dependentes de 18 a 60 anos, sendo que 42 deles receberam apenas placebo. Todos os voluntários se submeteram a sessões de terapia comportamental. Passadas três semanas do fim do tratamento, 16,4% dos participantes do segundo grupo havia conseguido ficar abstêmia. Já entre os que tomaram a combinação de remédios, esse percentual foi mais do que o dobro: 33,3%. “A nosso ver, um período de três semanas de abstinência no contexto de 12 semanas de estudo é algo significativo clinicamente”, observa Mariani. Para ele, a quantidade de voluntários que conseguiu ficar sem usar cocaína também pode ser considerada alta, considerando o alto grau de dependência gerado por essa droga.

 

Busque ajuda!

Muitas vezes, devido ao consumo do álcool e/ou droga, o usuário coloca em risco aspectos importantes de sua vida, tais como família, emprego, saúde. Além disso pode não perceber os problemas decorrentes deste uso ou mesmo negá-los. Nesses momentos, não é raro os membros da família apresentarem sentimentos de raiva ou impotência frente ao usuário ou a situação.
Essas ocasiões deveriam se transformar em buscas de ajuda em unidades de saúde, conversas com um profissional e pessoas de referência na sua comunidade, adesão a grupos de ajuda e cursos.

Dependência Química:Como lidar?


Para lidar com um dependente químico, primeiro é preciso conhecer a doença, os sintomas de abstinência, a prevenção de recaídas e as questões psíquicas e emocionais que envolvem a dependência química.

A família é parte importante na recuperação do dependente químico!

 


Busque informações corretas sobre as drogas, pois os filhos deixam de acreditar no que os pais dizem quando percebem que as informações repassadas não correspondem à realidade.
Aqui você encontra alguns cursos completos sobre como lidar com a dependência química, e assim poder ajudar o dependente químico. Vale a pena fazer!

 

Conheça o curso sobre a Dependência de Cocaína e Crack!
COMECE AGORA!
Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?
O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco: sossobriedade@gmail.com

 

 

 


Fontes da Publicação:

http://www.antidrogas.com.br/mostranoticia.php?c=1722&msg=Medicamento%20%E9%20testado%20contra%20v%EDcio%20de%20coca%EDna

http://saude-livre.blogspot.com.br/2012/12/o-uso-do-topiramato-e-anfetaminas-nos.html


Share

One comment on “Topiramato – Remédio para desintoxicação de cocaína

  1. Olá João, obrigado pelo comentário!

    Para conseguir o medicamento é necessário passar pelo médico e conseguir uma receita médica. Com a receita, você pode comprar em qualquer farmácia. Você pode passar no CAPs de sua cidade e passar por atendimento. As vezes até na farmácia do CAPs pode ter gratuitamente, mas não é garantido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *