Sintomas de recaída – sentimentos e emoções

tratamento da dependência química
Durante a nossa recuperação podemos ter certas dificuldades em lidar com os nosso sentimentos e

emoções. Podemos nos tornar muito sensíveis e sentirmos demais ou pouco sensíveis e sentirmos muito pouco, o que não é nada bom para a nossa sobriedade. Tanto um quanto o outro estado emocional podem ser prejudiciais para a nossa recuperação.

Outra dificuldade em lidar com os sentimentos e emoções é a falta de capacidade de nomear, dar significado ao que estamos sentindo, o que pode nos levar a deixar de lado e reprimir estes sentimentos e emoções. Muitas vezes nem percebemos ou não entendemos o que realmente estamos sentindo e acabamos ficando sob controle destes sentimentos e emoções. Pensamentos obsessivos e repetitivos que tira-nos a concentração, podem nos desestruturar e causar muito desconforto.
Neste ponto o desequilíbrio se instala e é nessa hora que muitos de nós acabamos tomando decisões importantes da nossa vida, sem pensar, como pedir demissão de um emprego, terminar ou começar um relacionamento, brigar com um amigo ou pessoas da família, desistir de algo e qualquer outra forma desesperada de tentar uma solução mágica para o nosso descontrole.

Desistir facilmente das coisas ou se iludir criando situações mágica ou castelos de areia são comuns quando estamos em descontrole e a melhor opção é buscar soluções para os nossos conflitos que em sua maioria, são internos e não externos.  Para aprender a lidar melhor com os nossos sentimentos e emoções, o primeiro passa é falar deles, procurar nossos amigos de confiança, nosso padrinho de 5º passo ou do grupo de apoio, enfim alguém que tenhamos intimidade para contar o que estamos sentindo. Evitar o isolamento é fundamental, pois é no isolamento que alimentamos os pensamentos negativos e falar a respeito, o que sentimentos e pensamos é uma forma de nos mater unidos e compartilhar as nossas experiências, sejam elas boas ou não. 
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!
Referência bibliográfica:

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *