Sintomas de recaída da dependência química – Participação irregular nas reuniões de tratamento e nos Grupos de Apoio – SOS Sobriedade


Nesta fase o dependente químico começa a deixar de lado as práticas de manutenção da recuperação. A participação nas reuniões já não é mais prioridade na sua vida. Saiba mais…

Sintomas de recaída da dependência química – Participação irregular nas reuniões de tratamento e nos Grupos de Apoio

Sintomas de recaída da dependência química – Participação irregular nas reuniões de tratamento e nos Grupos de ApoioMuitos dependentes químicos nunca chegam a participar de nenhuma modalidade de Grupo de Apoio à Dependência Química após o tratamento, e evidentemente estes estão mais propensos a iniciar um processo de recaída sem terem consciência disto.

As reuniões em grupos de apoio são fundamentais para a manutenção da recuperação. Os grupos mais conhecidos e indicados são:


Se frequentávamos qualquer modalidade de grupo terapêutico, nesta fase, de forma gradativa ou imediata, começamos a perder o interesse e abandoná-los, assim como também podemos começar perder consultas marcadas para outras formas de acompanhamento – psicológico, psiquiátrico e outros.

Sempre encontramos desculpas para justificar nossa ausência, e dificilmente reconhecemos agora a importância tanto dos Grupos de Apoio como de qualquer outra modalidade de tratamento.

Assim, desenvolvemos uma atitude de autossuficiência, e geralmente argumentamos que os Grupos de Apoio ou o tratamento externo não está nos fazendo bem, ou não está fazendo diferença nenhuma em nossa vida.

Sentimos que é uma perda de tempo ”fica ouvindo sempre a mesma coisa”, e sempre temos algo mais interessante a fazer, normalmente algo que não está relacionado de forma alguma com a nossa recuperação pessoal.



Siga a nossa página!

Gostou? Então compartilhe!

Tweet

Recomendamos que leia também


Quanto tempo as drogas permanecem no organismo?

Quanto tempo as drogas permanecem no organismo?


Fonte: Referência Bibliográfica:

Programa de Prevenção à Recaída
Autor: Pablo Kurlander
Comunidade Terapêutica Nova Jornada

Compartilhar
Previous O que é depressão e quais as suas causas? - SOS Sobriedade
Next Tratamento para dependentes de maconha

2 Comments

  1. Ulysses Ferreira Guimarães Neto
    1 de outubro de 2018
    Responder

    Estou recaído e quero fazer tratamento ambulatorial….o que vcs sugerem..

    • 24 de outubro de 2018
      Responder

      Olá Ulysses, tudo bem? Eu sugiro O CAPs AD III:
      CAPS ad III Álcool e Drogas: É destinado a proporcionar atenção integral e contínua a usuários com transtornos mentais decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas (incluindo o álcool), com funcionamento durante as 24 horas do dia, inclusive nos feriados e finais de semana.
      O atendimento ao paciente inclui, além de medicamentoso e de psicoterapia, visita/atendimento domiciliar e atendimento à família

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.