Sintomas de recaída da dependência química – Fase 6: Confusão e super-reação

alcoolismo

A recaída é um processo caracterizado por várias fases e sintomas. Conheça algumas fases e sintomas da recaída da dependência de álcool e/ou drogas!

Neste período, após as dificuldades já citadas, encontra-se muita dificuldade em pensar claramente. Por conta problemática em que se encontra nossa vida, ficamos facilmente perturbados conosco, assim como com as pessoas ao nosso redor, tendo muitas vezes reações desproporcionais aos fatos.

Os sinais de aviso mais comuns nesta fase são:

1. Sintomas de recaída da dependência química – Período de confusão

Os períodos normais de confusão, que todas pessoas experimentam uma hora ou outra, tornam-se mais frequentes, duram mais e causam mais problemas. Isso reflete diretamente na nossa recuperação. É mais uma fase rumo a recaída!

Problemas cotidianos que antes eram resolvidos com certa facilidade, se tornam grandes conflitos, que podem causar uma enorme mobilização de energia, com reações descontroladas de raiva, revolta e desespero.

Vamos ficando cada vez mais zangados conosco pela aparente incapacidade de resolver estes pequenos conflitos, e a solução parece estar cada vez mais distante.

A confusão mental pode distorcer a visão de realidade e ofuscar a compreensão de nós mesmos, o que reflete em ações e comportamentos incompatíveis com a verdadeira realidade.

Sintomas de recaída da dependência química – Irritação com os amigos

As relações com os amigos, companheiros e mentores de recuperação começam a ficar cada vez mais tensas. Já no processo de recaída, nos sentimos ameaçados quando os outros falam sobre as mudanças que estão notando em nosso comportamento e humor.

Os conflitos aumentam, apesar dos esforços para resolvê-los. Começamos então a sentir-nos culpados e com remorso sobre o que possamos ter falado ou feito durante estes conflitos.

Isto colabora com o aumento do isolamento, já que cada vez se torna mais difícil conviver conosco.

Sintomas de recaída da dependência química – Irritado facilmente

Também podemos experimentar uma e outra vez episódios de raiva, frustração, ressentimentos e irritabilidade sem uma razão real esinais da dependência química concreta, e as reações exageradas perante pequenas situações cotidianas ficam frequentes.

O estresse e a ansiedade aumentam, já que percebemos que cada dia estamos perdendo o domínio e o controle sobre o nosso comportamento e nossas reações.

Como sabemos que este descontrole, em alguns casos, pode resultar em violência, o esforço para tentar nos controlar aumenta o estresse e a tensão.

Estamos à flor da pele, tudo nos irrita, nos incomoda, tudo e qualquer coisa é motivo para perder a serenidade, que já anda escassa. O nosso dia se torna cada vez mais insuportável.

Busque ajuda!

Muitas vezes, devido ao consumo do álcool e/ou droga, o usuário coloca em risco aspectos importantes de sua vida, tais como família, emprego, saúde. Além disso pode não perceber os problemas decorrentes deste uso ou mesmo negá-los. Nesses momentos, não é raro os membros da família apresentarem sentimentos de raiva ou impotência frente ao usuário ou a situação.
Essas ocasiões deveriam se transformar em buscas de ajuda em unidades de saúde, conversas com um profissional e pessoas de referência na sua comunidade, adesão a grupos de ajuda e cursos.

Dependência Química:Como lidar?


Para lidar com um dependente químico, primeiro é preciso conhecer a doença, os sintomas de abstinência, a prevenção de recaídas e as questões psíquicas e emocionais que envolvem a dependência química.

A família é parte importante na recuperação do dependente químico!

 


Busque informações corretas sobre as drogas, pois os filhos deixam de acreditar no que os pais dizem quando percebem que as informações repassadas não correspondem à realidade.
Aqui você encontra alguns cursos completos sobre como lidar com a dependência química, e assim poder ajudar o dependente químico. Vale a pena fazer!

Conheça os cursos sobre a Dependência de Cocaína, Crack, Álcool e Maconha!
COMECE AGORA!
Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?
O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

Dependência de Maconha: como lidar?Dependência de Maconha: como lidar?

O curso “Dependência de Maconha: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos ou a quem esteja interessado em expandir seus conhecimentos e aprender informações atuais e práticas sobre a dependência de maconha. Mais informações >>

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco: sossobriedade@gmail.com

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *