Sintomas de recaída da dependência química – Desenvolvimentos de uma atitude de “não tenho nada com isto” – SOS Sobriedade

A omissão perante os problemas e dificuldades da nossa vida pode ser um sinal de que estamos em processo de recaída. Saiba mais…


Sintomas de recaída da dependência química – Desenvolvimentos de uma atitude de “não tenho nada com isto”

Sintomas de recaída da dependência química 

Devido à negação da qual já somos reféns, continuamos tentando agir como se não tivéssemos nada a ver com os problemas que estão acontecendo (minimização), como se alguma coisa estivesse dando errado em nossa vida por conta de alguma forma de azar ou destino.

O “não fazer nada” significa que talvez não tenhamos mais estruturas internas para lidar com os problemas e dificuldades que todo mundo tem. Estamos perdendo a nossa sanidade e equilíbrio.

E aos poucos vamos nos tornando impotentes novamente, mas ainda não é pelas drogas, mas perante a nossa vida pessoal, profissional, social, etc.

O problema é que já não participamos mais da reuniões de Grupo de Apoio, e é fundamental que voltemos a participar. Recomendamos o artigo:


Nesta fase participação nas reuniões de Grupo de Apoio é fundamental, pois é lá que encontramos um retorno de um companheiro de recuperação e forças para retomar o controle da nossa vida e lidar com situações de dificuldade.

Para saber mais sobre os Grupos de Apoio recomendamos os artigos:


Acreditamos firmemente que estamos fazendo o que precisa ser feito, e que se a nossa vida está absolutamente fora dos trilhos não é por nossa causa. Tudo isto para esconder de nós mesmos sentimentos de desesperança, uma crescente fata de auto respeito e auto confiança.



Siga a nossa página!

Gostou? Então compartilhe!

Tweet

Recomendamos que leia também



Referência Bibliográfica:

Programa de Prevenção à Recaída
Autor: Pablo Kurlander
Comunidade Terapêutica Nova Jornada

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *