Semente de Sucupira: Descubra tudo sobre este verdadeiro “milagre” natural

Semente de sucupira

Muito se fala sobre a sucupira, sobre a semente da sucupira, mas afinal de contas…

O que é a sucupira?

sucupira

A sucupira (nome popular) é basicamente uma árvore brasileira, de nome científico Pterodon pubescens Benth, é uma arvore de porte médio que pode alcançar até 16 metros de altura (8-16 metros). Ela possui tronco retorcido de madeira resistente e a casca branco-amarelada. Possui também um traço bem característico que são suas flores na cor roxa.

Porém a árvore em si não traz consigo os maiores benefícios para o ser humano, o potencial desta maravilha da natureza está em sua semente.

Para que serve a semente de Sucupira?

 

Popularmente o chá da semente de sucupira, é bem conhecido como um santo remédio para inflamações e dores no corpo.

Porém para certificar cientificamente seu poder, foi realizada uma pesquisa na Unicamp durante 11 anos, onde foram realizados diversos testes com a semente.

Para chegar a algumas conclusões, os cientistas tiveram que realizar alguns procedimentos que exigiu bastante tempo e paciência. Nesse processo utilizado as sementes são coletadas, na sequencia moídas.

Dos pedaços separados, é retirado o extrato bruto da planta. Após isso esse extrato passa por um processo de filtragem. Após isso fica apenas o óleo puro. Esse óleo após passar por alguns processos irá dar origem a pequenos cristais.

Semente de sucupira

As pesquisas demonstraram os seguintes benefícios:

  • A semente de sucupira possui sim substâncias que estão ligadas ao processo de inibição da dor, de inflamações,
  • E de câncer, com uma seletividade para câncer de próstata.
  • Ela possui propriedades antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, antirreumáticas e anticarcinogênicas.
  • Pesquisas em laboratório mostraram inclusive reduções em células de tumores humanos.

O próximo passo para os pesquisadores é saber se conseguirão disponibilizar a substância em cápsulas ou outros formatos comerciais, sem a perda do efeito benéfico da sucupira.

De qualquer forma, os cientistas já reconhecem ter encontrado uma imensa riqueza que nasce no solo do cerrado.

Adicionalmente, de cunho não científico, em rede nacional, o ator Juca de Oliveira ao ir ao programa do Jô mencionou os benefícios que obteve com o chá de sucupira em sua experiência pessoal, onde o mesmo ao ser questionado sobre os benefícios da mesma ele afirmou:

“A semente de sucupira é indicada para todas as moléstias ósseas, incluindo a artrite, bico de papagaio, a hérnia de disco, qualquer tipo de contusão em qualquer das articulações.”

 

Como preparar o chá da semente de sucupira?

 

Segue abaixo vídeo veiculado no programa da Ana Maria Braga, onde a mesma mostrar como deve ser preparado o chá.

 

Link do vídeo:

 

 

Para aqueles que não querem assistir ao vídeo e preferem uma “receita de bolo”, eu resumi abaixo os passos para que você faça aí também em sua casa:

A semente de sucupira pode ser encontrada em farmácias próximas. Você também pode comprar pela internet em lojas como: SucupiraOnline e BancadoRamon (obs.: não possuímos nenhum tipo de contrato/parceria com os sites referidos). Foi realizada uma simples busca no google por “semente de sucupira” para acharmos algumas lojas online e saber onde comprar a semente de sucupira.

Quebre as sementes, elas são duras, fechadas elas não funcionam. Você precisará uma ferramenta para abrí-lo. Aqui utilizamos martelo, alicate. Você pode ver o que melhor lhe atende. Dentro tem uma espécie de polpa.

Coloque 3 litros de agua para ferver. Para essa quantidade utilize 12 sementes de sucupira (4 por litro).

Quando a água ferver coloque as sementes já batidas, com casca e tudo, a fervura vai baixar um pouco. Você aguarda ferver novamente, conta 1 minuto e meio (90 segundos) e desliga o fogo.

Tampe para fazer a infusão. Aguarde esfriar e já pode consumir, tome como água. Tome 1,5 litros por dia, isso irá fortalecer a sua musculatura e sua ossatura.

Reserve uma panela somente para isso, pois as sementes soltam uma resina que irão manchá-la.

Esperamos que tenham gostado das informações.

Até a próxima!

 

 

Autor/Fonte: Márcio Carvalho | Essencial da Natureza

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *