Saiba por que o uso de droga se tornou um problema!

alcoolismo
O álcool e outras drogas eram utilizados desde a antiguidade de diversas maneiras até como medicamento. Saiba por que o uso de álcool e drogas se tornou um problema!


Saiba por que o uso de droga se tornou um problema!

Saiba por que o uso de droga se tornou um problema!

O entendimento de que o uso de drogas passou a ser um problema social surgiu nos Estados Unidos, em meados do século XIX, onde o consumo de substâncias derivadas do ópio e da cocaína, assim como o de bebidas alcoólicas, passou a ser visto como problema de cunho principalmente racial, religioso, econômico e político.
 
Foi ainda os Estados Unidos que iniciaram os primeiro debates públicos sobre o tema e instituídas as primeiras leis específicas. Desde então, essa discussão se expandiu por todo o mundo, o que inclui o Brasil, onde, somente na virada para o século XX órgãos institucionais e estatais começaram a se ocupar do problema.
 
As discussões sobre o álcool também foram limitadas até o século XX, e não eram necessariamente direcionadas aos danos causados à saúde, mas sim, ao problema do uso excessivo de álcool e drogas e de julgamento moral que acometia principalmente a população de baixa renda.
 
A sociedade brasileira começou a se preocupar com essas situações, quando atentou para o fato de que o “progresso do país” poderia estar ameaçado em razão do aumento populacional nos centros urbanos, o aumento do alcoolismo, da “vadiagem” e das “doenças venéreas”, atualmente denominadas Doenças Sexualmente Transmissíveis, nas primeiras duas décadas no século XX.

Pode-se dizer então, que várias questões que envolvem o uso de drogas têm estado fortemente associadas aos fatores culturais, sociais, políticos e econômicos.
 
Para saber mais sobre os fatores culturais, sociais, políticos e econômicos, recomendamos os artigos:
 
 
No entanto, um ponto muito importante é o quanto essa forma de perceber o uso de drogas e as leis que foram sendo criadas ao longo dos anos gerou algo que se reflete até os dias de hoje: o estigma com relação àqueles que usam drogas, principalmente ilícitas.
 
Veja também:
 
Conheça os cursos sobre a Dependência de Cocaína, Crack, Álcool e Maconha!
COMECE AGORA!
 
Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?

O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. 
Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Mais informações >>



Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Dependência de Maconha: como lidar?Dependência de Maconha: como lidar?
O curso “Dependência de Maconha: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos ou a quem esteja interessado em expandir seus conhecimentos e aprender informações atuais e práticas sobre a dependência de maconha. 
 

 

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco:sossobriedade@gmail.com

 


Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *