Rituais Para Evitar a Ansiedade Durante o Dia

ansiedade

Considerada por muitas pessoas como uma grande inimiga, a ansiedade deve ser vista na verdade como um sistema de proteção natural, que tem como função preparar o corpo para desafios. É como um alarme, que ao ser disparado está indicando que é preciso tomar alguma atitude.

A grande questão em lidar com a ansiedade e os problemas que ela causa está em tentar mudar a concepção de que a ansiedade é uma inimiga, para isso é preciso começar a mudar a forma como as atitudes são tomadas.

Um dica muito importante para aprender a lidar melhor com a ansiedade, está em tentar aprender a ouvir o alarme interno e interpretar suas mensagens. Por exemplo, quando você ouve um barulho estranho, logo começa a pensar que pode ser um ladrão, que ele vai entrar na sua casa, que poderá te assaltar, etc. Quando na verdade, o que você deveria fazer é acender as luzes, pegar o telefone e observar se o barulho vai continuar ou não.

Isso significa passar a agir de acordo com o momento, assim você evita os efeitos nocivos da ansiedade. Mas e quando isso não é possível?

Rituais Para Evitar a Ansiedade Durante o Dia

Quando a pessoa sofre com ansiedade ela tende a achar que as ameaças são iminentes e catastróficas. Tudo ou qualquer coisa é motivo para desencadear pensamentos preocupantes e negativos, é comum que a pessoa não consiga relaxar e pensar em outras possibilidades.

Mas apesar de comum os sintomas da ansiedade podem e devem ser evitados, a pessoa precisa de acompanhamento especializado para começar a aprender a lidar com as situações que lhe deixam ansiosa.

As projeções negativas tomam conta da mente, os pensamentos acabam sendo distorcidos, com isso o medo e as preocupações aumentam. Para começar a trabalhar sua mente, evitar pensamentos exageradamente negativos, é possível seguir alguns rituais simples para evitar a ansiedade durante o dia.

 

Nenhum sentimento é uma catástrofe

 

Lembre-se que por mais que algo ruim aconteça, ainda somos capazes de lidar com ele, para isso coloca-se em pratica habilidades como enfrentamento e capacidade de resolver problemas.

Não considere o problema uma catástrofe, não é o fim do mundo. Sentimentos negativos também fazem parte da vida, então foque na superação, em como sair do problema, peça ajuda aos familiares, pessoas próximas ou para o seu terapeuta.

O segredo e tentar relativizar os problemas e acontecimentos, assim as sensações desagradáveis e a preocupação vai diminuindo.

Insista no pensamento positivo, pense positivo, haja positivamente. É uma grande luta interna, mas é possível vencer.

 

Estresse é comum, mas você não precisa dele

Estresse é comum, mas você não precisa dele

 

Ninguém precisa ou deve se sentir estressado, mas infelizmente a vida moderna nos cerca de situações em que o estresse acaba mais presente do que deveria, como no trabalho, no transito e em outras tarefas diárias, por exemplo.

Nossa reação a esses fatos são tão frequentes que se tornam habituais e até inconscientes. Comportamentos automáticos podem sabotar a nossa mente, tenha cuidado.

Se você sabe que o transito te deixa irritado, procure mudar o horário de sair, meia hora antes ou depois. Ouça músicas relaxantes no carro, ou dê carona a um colega de trabalho para que no caminho possam conversar e se distrair.

 

Procure fazer terapia

 

Isso mesmo, procure ajuda. Existem diversos tipos de terapia que podem lhe ajudar a superar a ansiedade durante o dia. Como é o caso da terapia da aceitação e compromisso, ela é uma abordagem que encoraja a pessoa a aceitar a inevitabilidade dos pensamentos negativos. Ela trabalha a ação, orienta a pessoa a focar naquilo que realmente importa.

 

Cada pessoa se identificará melhor com um tipo de terapia, por isso é fundamental conversar com um profissional a respeito. Não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda.

Texto de Claudinei Demez,

http://psicanaliseonline.net.br/

 

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