Remédios e terapias que combatem a dependência de drogas

álcool e drogas

Modelos de programas de desintoxicação e reabilitação (rehab). Medicamentos e terapias que ajudam na recuperação da dependência de álcool e outras drogas.Saiba mais…

Os avanços no tratamento da dependência química têm mostrado uma grande concentração de seus esforços no funcionamento do sistema nervoso central e nos neurotransmissores como a dopamina.

A dopamina é o neurotransmissor responsável por disparar a sensação de prazer, tanto quando comemos algo saboroso, quanto ao usar uma substância psicoativa (substância não produzida pelo organismo que provoca alteração no funcionamento do sistema nervoso central).

Por exemplo, quando uma pessoa ingere cocaína, o sistema nervoso central libera uma quantidade enorme de dopamina no cérebro, o que causa grande sensação de prazer e euforia.

Graças a estas descobertas, muitos medicamentos foram criados para agir diretamente neste processo, a fim de que o usuário interrompa o uso e o medicamento, aos poucos, modifique o funcionamento do cérebro, voltando ao seu estado normal.

Alguns medicamentos mais conhecidos que são usados no tratamento da dependência de drogas são:

Maconha

Atualmente não existem medicamentos específicos para o tratamento da maconha, mas um remédio chamado rimonabanto, usado no tratamento da obesidade, tem colaborado eficazmente no tratamento deste tipo de dependência.

Cocaína

Também não existem medicamentos específicos para a dependência de cocaína, mas alguns anticonvulsionantes utilizados contra osalcoolismo sintomas da doença de Parkinson, como o topiramato e o pergolide, são utilizados no tratamento da dependência de cocaína.

Heroína

A heroína está entre as drogas que mais causam dependência e os sintomas de abstinência são os mais fortes e assustadores.

Medicamentos como a metadona e a buprenorfina são os mais utilizados no tratamento da heroína e para o alívio dos sintomas de abstinência. O problema é que a metadona também causa dependência.

Álcool

O tratamento da dependência do álcool pode exigir o uso de medicamentos, indicados para auxiliar a interrupção do uso, a desintoxicação e a manutenção da abstinência.

Entre os medicamentos utilizados para o tratamento do álcool, destacam-se o Acamprosato e Naltrexona, que ajudam na redução do consumo.

 

Busque ajuda!

Muitas vezes, devido ao consumo do álcool e/ou droga, o usuário coloca em risco aspectos importantes de sua vida, tais como família, emprego, saúde. Além disso pode não perceber os problemas decorrentes deste uso ou mesmo negá-los. Nesses momentos, não é raro os membros da família apresentarem sentimentos de raiva ou impotência frente ao usuário ou a situação.
Essas ocasiões deveriam se transformar em buscas de ajuda em unidades de saúde, conversas com um profissional e pessoas de referência na sua comunidade, adesão a grupos de ajuda e cursos.

Dependência Química:Como lidar?


Para lidar com um dependente químico, primeiro é preciso conhecer a doença, os sintomas de abstinência, a prevenção de recaídas e as questões psíquicas e emocionais que envolvem a dependência química.

A família é parte importante na recuperação do dependente químico!

 


Busque informações corretas sobre as drogas, pois os filhos deixam de acreditar no que os pais dizem quando percebem que as informações repassadas não correspondem à realidade.
Aqui você encontra alguns cursos completos sobre como lidar com a dependência química, e assim poder ajudar o dependente químico. Vale a pena fazer!

 

Conheça os cursos sobre a Dependência de Cocaína, Crack, Álcool e Maconha!
COMECE AGORA!
Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?
O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

 

Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

Dependência de Maconha: como lidar?Dependência de Maconha: como lidar?

O curso “Dependência de Maconha: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos ou a quem esteja interessado em expandir seus conhecimentos e aprender informações atuais e práticas sobre a dependência de maconha. Mais informações >>

 

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco: sossobriedade@gmail.com

 

 


Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *