Os objetivos do tratamento da dependência química

Sabemos que a dependência química é uma doença física e psíquica que atinge pessoas de forma indiscriminada, de tal forma que, uma vez instalada, provoca a desestruturação da pessoa em todas as áreas do ser: física, mental, espiritual, social, familiar e profissional. É nesse estado que se encontra o dependente que procura um tratamento numa comunidade terapêutica, clínica de recuperação ou grupo de apoio.

Os objetivos do tratamento da dependência química

Seja qual for a maneira que o dependente químico encontra para vencer a dependência química, e se propõe a mudar de vida para que o álcool e as drogas não façam mais parte da vida dele. Assim o objetivo de um tratamento tem dois objetivos básicos:

– Parar a doença

– Recuperar a pessoa

Mudanças necessárias no tratamento da dependência química

drogasEsses objetivos intimamente relacionados e se complementam entre si, o que quer dizer que um não ocorre sem o outro e vice-versa. Para que aconteça a recuperação da pessoa é preciso não usar drogas (abstinência), mas só será possível manter a abstinência se houver uma genuína e efetiva recuperação pessoal (hábitos, vícios e emoções).

Assim, o Processo Terapêutico é toda atitude, ação ou circunstância que propicie essa reestruturação pessoal. Portanto, este processo, se dá em todas as relações, atividades e ambiente proporcionados pelo tratamento (Comunidades Terapêuticas, Clínicas de Recuperação, Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, etc).

Na verdade, tudo o que está relacionado com o tratamento, até os mais pequenos detalhes, deve contribuir para que o dependente alcance uma forma alternativa de reorganização pessoal (no sentido mais amplo do termo) com novos padrões de comportamento e pensamento, ou seja, um novo estilo de vida.

O processo de tratamento permite ajudar a pessoa a reconhecer esses comportamentos a fim de viabilizar a mudança necessária. Por isso é importante a criação de algumas condições básicas para que esse processo possa ter lugar.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja Também!

1. Tabagismo

2. Como os inalantes agem no organismo

3. Deposteron – Esteroide anabolizante

4. Como parar de usar cocaína?

5. Maconha na gravidez

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *