O que você não deve fazer para evitar que o seu filho use drogas!

álcool e drogas
A prevenção de álcool e/ou drogas começa na infância, com a valorização de hábitos saudáveis no círculo familiar. Saiba o que você não deve fazer para evitar que o seu filho (a) use drogas!


O que você não deve fazer para evitar que o seu filho use drogas!

O que você não deve fazer para evitar que o seu filho use drogas!

Como já dissemos, o comportamento dos pais são modelos para os filhos e, dessa forma é importante observar seus próprios hábitos, como o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros, medicamentos, além do modo como lidam, com as dificuldades e com a ansiedade na própria família.
 

O que não fazer…

 

Evite desconfiar demais ou fingir que não vê

 
pais que buscam “pistas” para ver se os filhos estão usando drogas. Outros fingem que não está acontecendo nada, que não notaram suas mudanças de comportamento. Tanto a “pressão” excessiva como “fingir que não vê” são ruins. Esses comportamentos tendem a afastar a possibilidade de diálogo e criam clima de desconfiança, ou de falta de cuidado, que em nada colaboram para evitar o uso ou abuso de drogas.
 

O exemplo vale mais que mil palavras

 
O que você não deve fazer para evitar que o seu filho use drogas!É igualmente importante que os pais olhem para si próprios, para o seu jeito de ser e agir, pois os filhos aprendem muito observando e questionam quando a recomendação não corresponde ao exemplo dado. Os comportamentos responsáveis dos pais na prevenção valem muito! Por exemplo, os pais que usam bebidas alcoólicas nunca devem consumir a ponto de se embriagar, nem devem dirigir veículos depois de beber ou permitir que menores de idade bebam.
 

Ameaçar ou amedrontar não é uma boa ideia

 
Às vezes, por querer evitar o pior, os pais falam coisas muito duras e nem sempre verdadeiras. Discursos exageradamente severos, amedrontadores e ameaçadores costumam não ajudar. Podem fazer seus filhos (suas filhas) se sentir piores e com menos liberdade de se expressar em casa. A “pedagogia do terror” pode impedir conversas futuras.
Busque informações corretas sobre as drogas, pois os filhos deixam de acreditar no que os pais dizem quando percebem que as informações repassadas não correspondem à realidade. Recomendamos os cursos que vão ajudar muito a lidar com o problema do álcool e das drogas, e também a lidar melhor com a fase da adolescência.
 
Conheça os cursos sobre a Dependência de Cocaína, Crack, Álcool e Maconha!
COMECE AGORA!
 
Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?

O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. 

Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 

Mais informações >>
 

Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Dependência de Maconha: como lidar?Dependência de Maconha: como lidar?
O curso “Dependência de Maconha: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos ou a quem esteja interessado em expandir seus conhecimentos e aprender informações atuais e práticas sobre a dependência de maconha. 
 

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco: sossobriedade@gmail.com

 


Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *