O que é overdose e quais os sinais | SOS Sobriedade

A overdose é uma super dose de algum tipo de substância, como drogas, álcool e medicamentos, entre outras. Saiba o que é overdose e como ela atinge o organismo!

O que é overdose e quais os sinais

O que é overdose e quais os sinaisTambém denominada dose excessiva a overdose é um termo em inglês utilizado cientificamente para indicar a exposição do organismo à altas doses de uma ou mais substâncias químicas, lícitas ou ilícitas, tais como: drogas de abuso, medicamento, álcool, ou alguma outra substância.
Uma dose excessiva, ou overdose, pode provocar efeitos colaterais físicos e/ou mentais, o que pode causar complicações médicas que debilitam o organismo e levar à morte ou deixar sequelas irreversíveis.

Sobre as complicações médicas causadas por determinadas drogas recomendamos o artigo:

É comum associar a overdose ao abuso de drogas e a dependência química, mas a overdose acontece também com vários tipos de medicamentos e inclusive o álcool, que é mais conhecido como coma alcoólico. Na verdade o coma alcoólico nada mais é do que uma overdose de álcool.

O corpo humano tem seus limites, e várias substâncias quando utilizadas acima do que ele possa suportar, poderão desencadear reações imprevisíveis e desagradáveis.

A overdose de cocaína é um dos casos mais comuns entre os usuários de drogas. Veja também o artigo que fala sobre a overdose de cocaína:


Sinais de overdose


O que é overdose e quais os sinaisNormalmente os efeitos podem variar de indivíduo para indivíduo, devido à vários fatores, tais como: tipo de droga ingerida, quantidade, vias de administração utilizada, procedência da droga, constituição física e psicológica, circunstâncias em que ocorre a overdose.

Mas, de um modo geral são: problemas respiratórios e perda de consciência.

A overdose pode ser acidental, provocada, fatal ou não, porém torna-se difícil estabelecer um critério para cada uma dessas situações, onde na grande maioria dos casos, ela ocorre quando o usuário busca maiores efeitos, e perde o controle das doses, encaminhando-se às vezes acidentalmente e outras vezes consciente do risco que corre para quadros que poderão levá-lo à morte.

A overdose é hoje uma das principais causas de morte entre os dependente químicos.

Um grande número de mortes por overdose poderia ser evitado, desde que o indivíduo em crise por overdose recebesse socorro adequado e imediato de um atendimento especializado. Devemos ressaltar que os amigos ou a(s) pessoa(s) que o socorrem terão o direito ao anonimato, não correndo o risco de serem delatados.

Uma das coisas que não deve-se fazer é provocar vômitos, o que em caso de overdose não auxiliaria, e seria ainda mais prejudicial. O ideal é que sempre se procure um serviço médico especializado com profissionais preparados para esse tipo de atendimento, onde encontra-se na rede hospitalar pública ou privada.


Cursos completos sobre como lidar com a dependência de Cocaína e Crack! 

Comece agora!

Curso - Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?

O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. 

Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Mais informações >>






Siga a nossa página!

Gostou? Então compartilhe!

Tweet

Recomendamos que leia também



Fonte: http://www.infoescola.com/drogas/overdose/


Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *