Maconha na gravidez

A gravidez nos coloca a par de responsabilidades, que além de nossa vontade, tem que começar com o respeito a vida que está prestes a chegar.

Tweet

Maconha na gravidez

maconha na gravidezUma vez que as substâncias tóxicas como o álcool, o tabaco e outros tipos de drogas afetam diretamente a saúde do bebê durante a gestação, a lógica nos faz pressupor que a maconha também deve causar os mesmos danos.

“Estudos demonstram que a maconha é capaz de aumentar a freqüência e a intensidade das contrações uterinas. O princípio ativo da maconha (delta-9-THC) mostrou-se capaz de diminuir a concentração sanguínea de hormônio luteinizante (LH) e de prolactina, sem ação sobre o hormônio folículo-estimulante (FSH), em estudos animais. Isso gerou um aumento do tempo da gestação e aumento dos índices de natimortos.”

Alguns estudos detectaram a redução de peso e do tamanho do bebê ao nascer. Sintomas neurológicos como, tremores, espasmos espontâneos e dificuldades de sucção quando amamentados, foram detectados nos primeiros dias de vida.

Dentre os resultados, os que mais merecem atenção foram os que estão relacionados com processos cognitivos superiores, como atenção, memória, raciocínio, entre outros. A estruturação destes processos continua a se desenvolver até a adolescência e essas alterações são identificadas tardiamente, influenciando de maneira negativa sobre os processos relacionados ao planejamento e a avaliação das respostas captadas do ambiente externo.

Outros relatos apontam sinais como impulsividade, hiperatividade e distúrbios de conduta entre esses indivíduos.

Assim, seja em um aspecto ou outro, a maconha parece interferir de algum modo sobre o desenvolvimento psíquico da criança, podendo causar prejuízos em alguns casos.

Para muitas pessoas a droga não representa um grande perigo, mas a detecção precoce a fim de buscar a motivação para a mudança é importante para a prevenção de complicações futuras. Além disso, esta questão sobre maconha na gravidez ainda é pouco estudada, o que nos leva a pressupor que “aquilo que ainda não compreendemos muito bem e que pressupomos que é potencialmente danoso, propõe certa cautela e esclarecimentos maiores a respeito.

por Rodrigo Longo


Tweet

Veja Também!

1.Maconha – Efeitos Colaterais

2.Desintoxicação de maconha

3.Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependêcia química

4.Drogas na adolescência

5.Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Autor:
Rodrigo Longo

Fonte:http://www.progresso.com.br/caderno-a/ciencia-saude/uso-abusivo-de-bebida-alcoolica-na-juventude-gera-complicacoes
http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/web/artigo_cientifico/ler_artigo_cientifico.php?id_artigo_cientifico=104

Maconha na gravidez
Dependência química
As propagandas apelativas ao consumo de álcool, a falta de fiscalização, a falta de educação e conscientização e a influência dos pais e parentes são fatores que influenciam o alcoolismo na juventude. Saiba mais!
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *