A heroína é uma droga da família dos opióides e é uma substância depressora do Sistema Nervoso Central. Seus efeitos podem ser devastadores e causar um alto nível de dependência. Veja quais são os efeitos da heroína e suas consequências!
|
HeroínaEfeitosNo início a heroína causa uma sensação de imenso prazer, bem-estar e euforia, além de diminuir a dor, fome e desejo sexual. A respiração e os batimentos cardíacos aumentam à medida que a dose aumenta. Conforme o usuário aumenta as doses, começa a ter náuseas, vômitos e coceira.
A longo prazo, o dependente de heroína pode gastar a maior parte do seu tempo e energia usando ou tentando conseguir a droga, e isso torna-se cada vez mais a prioridade de sua vida. A tolerância orgânica pela droga aumenta gradativamente, ou seja, o dependente precisa usar maior quantidade da droga para obter o mesmo efeito.
Quando a dependência se instala o usuário começa necessitar cada vez mais da droga, e quando interrompe o uso surgem os sintomas de abstinência como a diarreia, náuseas, vômitos, câimbras, dor muscular e óssea, lacrimejamento, perda de apetite, secreção nasal, tremores, pânico, insônia, desânimo, agitação e transpiração.
Efeitos DepressivosSintomas analgésicos (diminuição da dor)Efeitos sedativos e sonolênciaDepressão respiratória e aumento de pressão intracranianaRedução das exigências de oxigênio do miocárdioSupressão da tosse, anti-tussicoRedução dos movimentos peristálticosInibição do fluido e da acumulação de electrólitos no lúmen intestinalRedução da secreção de ácido gástricoInibição do centro eméticoPequena redução da temperatura corporalRedução da libertação de hormona lutienizante (LH) e hormona foliculo-estimulantes (FSH)Sintomas EstimulantesEuforiaConstrição das pupilas, mioseEstimulação da zona quimioreceptoraAumento do tonus do musculo liso intestinalAumento do tonus do esfíncter de Oddi, aumento da pressão biliarAumento do tonus do musculo detrusorAumento do tonus do esfíncter vesicalAumento da libertação de prolactina e hormona antidiuréticaProconvulsionante em overdosesProblemas causados pela heroínaOs usuários de heroína injetável correm o risco de contraírem HIV, Hepatite B e Hepatite C ao compartilharem seringas ou agulhas. O uso crônico da heroína pode causar o colapso dos vasos sanguíneos, infecções diversas, doenças do fígado e rins, pneumonias e tuberculose.
Além das doenças e debilitações físicas, o dependente de heroína pode ter problemas sociais, familiares e profissionais, além de perder a motivação pela vida.
Veja: Heroína – O que é?Veja também!
Quanto tempo a cocaína demora para sair do sangue?Cocaína – EfeitosSintomas de depressão – Conheça 9 Sintomas e faça o teste de tristeza ou depressão!Álcool e drogas – Sintomas observados no dependente químicoDependência emocional – Muletas psicológicas |
Dados do artigo:
Heroína
Sintomas e efeitos da Heroína
Saiba mais sobre os efeitos da heroína, suas consequências e doenças causadas pela droga!
Fontes:
http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0405/heroina/efeitos.htm
http://psicoativas.ufcspa.edu.br/heroina.html
No Comment