Dicas de meditação – Despertando a consciência

Pode-se entender por pensamentos o barulho mental que fazemos o tempo todo, mas se esses pensamentos estão diretamente relacionados às questões emocionais, cedemos um espaço exclusivo na nossa mente a eles, o que reflete na nossa vida como um todo.

Tweet

Dicas de meditação

Despertando a consciência

Priorizamos o que chamamos de emoção devido a forte influência que ela exerce na nossa mente. Mas privilegiamos a emoção porque acreditamos que ela é de fato real, o que provoca distorções da realidade, pois na verdade a emoção nada mais é do que uma modificação do nosso pensamento baseado naquilo que acreditamos (crenças e valores) e na nossas experiências vividas.

Dicas de meditação – Despertando a consciência

Para o psicólogo Marco Aurélio Bilibio “o que vem do corpo é colorido pelas emoções e vai paa o pensamento e o que vem do pensamento é colorido pelas emoções e vai para o corpo”. Chamamos esse processo de fluxo emocional ou ciclo das emoções que interfere diretamente na nossa maneira de ser, nas nossas ações e comportamentos.

A prática da meditação pode ajudar no gerenciamento dessas emoções a fim de alcançar uma melhor compreensão da realidade e não deixar ser levado pelas emoções desenfreadas. A reflexão íntima dos pensamentos e das emoções tem a capacidade de libertar-nos do medo, da ansiedade e da depressão. Pode produzir compreensão e compaixão, pode levar a qualidade de vida e trazer liberdade, paz e alegria para nós mesmos e para as pessoas ao nosso redor.

Praticando a meditação

Podemos praticar a meditação sentada, que é a forma mais comum, mas também podemos praticá-la em outras posições como caminhando, em pé ou deitados. Nas nossas atividades diárias como quando estamos regando uma planta, dirigindo o carro, lavando roupa, e onde quer que estejamos, o que quer que façamos, seja qual for a posição de nosso corpo, podemos praticar a meditação, desde que as energias da mente desperta, da concentração e da introspecção estiverem presentes na nossa mente e em nosso corpo.

Dicas de meditação – Despertando a consciência

A meditação também pode ser através de nossas ações positivas como viver em sociedade, ir ao trabalho todo dia, cuidar da nossa família, entre outras áreas da nossa vida, são ótimas oportunidades de praticarmos a meditação.

A meditação nutre o nosso corpo e a mente, além de ser um alimento espiritual capaz de purificar a nossa alma de fluídos negativos e lixos emocionais. O resultado é a alegria de viver e a paz de espírito que beneficia não só o praticante, mas todo o ambiente e pessoas ao seu redor.

O budismo diz que a meditação é capaz de despertar a nossa consciência para os nossos nós interiores e complexos de identidade. Os nós interiores são um conjunto de ilusões, repressões, medos e ansiedades que se cristalizaram no lugar mais íntimo e profundo da nossa consciência. Estes nós são capazes de nos constranger e nos levar a fazer, dizer e pensar coisas que na realidade não queremos fazer, dizer ou pensar.

por Rodrigo Longo 

Tweet

 Veja Também!

Como aproveitar melhor a meditação!

A prática da meditação – Os 10 nós interiores

Prática da meditação – Os tipos de consciência

O sofrimento – O caminho para a realização espiritual

A mente de renúncia – O desapego da ignorância e do sofrimento

Dados do Artigo:

Dicas de meditação – Despertando a conciência
Espiritualidade
A meditação busca reflexão íntima dos pensamentos e das emoções e tem a capacidade de libertar-nos do medo, da ansiedade e da depressão. Saiba mais!

Fontes:BILIBIO, M.A. Desintoxicando-se das emoções venenosas. 08 de maio de 2011.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gG75OPKc3-c

MEDITAÇÃO E CURA!
16 de setembro de 2013 – Disponível em:  http://budavirtual.com/2013/09/16/meditacao-e-cura/

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *