Desintoxicando-se dos pensamentos, sentimentos e emoções venenosas

Os nossos pensamentos, sentimentos e emoções influenciam diretamente a nossa estrutura física, mental, emocional e espiritual. O nosso ser é um todo constituído por estados atuantes em várias dimensões que determinam diretamente o nosso comportamento, ditam as nossas ações e modificam o nosso organismo físico, mental, emocional e espiritual. Saiba mais!

Desintoxicando-se de pensamentos, sentimentos e emoções venenosas

espiritualidade As forças que movimentam o ser possuem vibrações que podem influenciar  diretamente a vida da pessoa. Nossos pensamentos, sentimentos e emoções podem tanto nos elevar e contribuir para a nossa evolução, como podem nos levar a ruína adoecendo o nosso corpo e espírito, além de comprometer as relações e as áreas da nossa vida como família, amigos, trabalho, etc.

As desvirtudes, o uso de álcool e drogas e toda espécie de vício, o sexo desvirtuado, o excesso alimentar, ambientes impróprios, a falta de higiene física e mental, são excessos que adoecem o corpo e a alma. Pensamentos negativos e o pessimismo, sentimentos venenosos como raiva, inveja, egoísmo, orgulho, vingança entre outros são como o câncer que dilacera o ser aos poucos.

Os padrões e imagens mentais inferiores e negativos são os causadores de muitas doenças e de sofrimentos. Os males e situações doentias difíceis e penosas são causadas por nós mesmos, é a lei ação e reação, causa e efeito, e depende de nós mesmos a libertação destas chagas e das doenças que adquirimos.

Gestão dos pensamentos

O filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.) dizia “conhece-te a ti mesmo” . Saiba mais sobre si mesmo, busque o diálogo interno e observe os seus pensamentos, questione analise o que é bom ou ruim. Reavalie os valores, crenças e atitudes, qualidades e defeitos e comece a usar o que é bom para a edificação do ser e elimine o que é ruim. Pense positivo!

terapia emocional

Cuidando dos sentimentos e emoções

Não há como pensar e sentir melhor senão houver uma superação da inferioridade e de antigos valores e paradigmas, Quebrar paradigmas e verdades absolutas a repeito de tudo é o caminho para a libertação dos sentimentos e emoções venenosas. A prática do desapego de sentimentos como raiva, inveja, vingança e tudo o que for negativo é o primeiro passo para a desintoxicação e para o tratamento das doenças. Tudo o que é inferior e não eleva o ser em sua plenitude, não edifica, contamina e envenena a alma.

Certas pessoas carregam sentimentos e emoções negativas pela vida toda e é comum vermos pessoas com uma certa idade tão amarguradas, angustiadas, cheias de rancores, culpas e desavenças. Passaram a vida semeando o lixo emocional.

Libertando-se do cárcere

Para haver a libertação de cárceres que nos acorrentam pela vida toda e nos levam a adoecer depende de nós mesmos:

  • Depende de nos esforçarmos para superar a inferioridade;

  • Tratarmos dos vícios e das desvirtudes;

  • Vencermos a imoralidade;

  • Lutarmos contra as tendências à transgressão das Leis Divinas;

  • Depende do tempo que gastarmos no arrependimento, na reparação do passado e na reforma íntima que busca a melhoria interior. A mudança interior reorienta os pensamentos e dá um novo sentido aos sentimentos e emoções, o que reflete diretamente nas nossas ações e comportamentos;

  • Depende da análise constante de nós mesmos, do empenho pessoal e do trabalho permanente na busca do engrandecimento do ser como um todo. A transformação íntima através do amor proporciona benefícios incríveis;

  • Depende de não praticarmos mais o mal, seja em atitudes ou em pensamentos, pois o mal é o oposto do bem, ou seja o oposto a Deus, e se praticamos o mal estamos nos afastando de Deus e quando nos afastamos de Deus, o nosso mundo desmorona;

  • Depende de aprendermos com as faltas cometidas, sem carregar culpas desnecessárias, mas somente usar os erros para o crescimento pessoal;

  • Depende de prepararmos um futuro sadio e feliz;

  • Depende de vencermos o orgulho, o egoísmo, a ambição, a avareza, o ódio e a vingança;

  • Depende da força de vontade, da paciência, da resignação, da confiança em Deus e do modo como enfrentamos as dificuldades, doenças e sofrimentos;

  • Depende de praticarmos a caridade, pois a caridade é a abnegação do egoísmo e traz sentimentos íntimos de grande pureza, proporcionando um enorme bem-estar e a sensação de dever cumprido em benefício do próximo, e a consequência disso é a cura da alma e de todas as doenças.

 
terapia espiritual (3)

Ter o coração em paz, praticar a bondade, cumprir com os deveres que nos são confiados sem lamentação, viver em plenitude e com qualidade de vida (física, mental, emocional e espiritual), buscando o aprendizado e o aperfeiçoamento contínuo e mais do que tudo, andar com Deus sempre, são fundamentais para a felicidade plena.

por Rodrigo Longo

Tweetar


Veja Também!

Dicas de Saúde – Física, mental, espiritual e emocional.

A espiritualidade no tratamento da dependência química

Pratique a caridade!

Escolhendo a simplicidade

Reforma íntima

Dados do Artigo:

Desintoxicando-se dos pensamentos, sentimentos e emoções venenosas
Espiritualidade

Pensamentos, sentimentos e emoções venenosas intoxicam o nosso ser como um todo, afetam as nossas estruturas e adoecem o nosso corpo físico, mental, emocional e espiritual!

Referência Bibliográfica:
ANDRADE, Geziel – Doenças, Cura e Saúde à Luz do Espiritismo – Capivari – SP – Editora EME – 1ª Edição – 1992

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *