Dependência química – O que é e como tratar

Drogas

Dependência química – O que é e como tratar? Saiba o que é a dependência química de álcool e outras drogas, quais as causas e quais são os tratamentos disponíveis. 

Dependência química – O que é e como tratar

A dependência química é definida como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância.

O que é a dependência química?

A dependência química é uma doença crônica e multifatorial, de aspectos biopsicossociais e isso significa que diversos fatores contribuem para o seu desenvolvimento, incluindo a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e fatores genéticos, psicossociais e ambientais.

Muitos estudos buscam identificar características que predispõe um indivíduo a um maior risco de desenvolver abuso ou dependência.

Em relação ao álcool, por exemplo, estima-se que os fatores genéticos expliquem cerca de 50% das vulnerabilidades que levam o indivíduo a fazer uso pesado de álcool – principalmente genes que estariam envolvidos no metabolismo do álcool e/ou na sensibilidade aos efeitos dessa substância, sendo que filhos de alcoolistas possuem quatro vezes mais riscos de desenvolverem alcoolismo, mesmo se forem criados por indivíduos não-alcoolistas.

Além disso, fatores individuais e aspectos do beber fazem com que mulheres, jovens e idosos sejam mais vulneráveis aos efeitos das bebidas alcoólicas, o que o colocam em maior risco de desenvolvimento de problemas.

Sintomas de Dependência química

Alguns dos sintomas da dependência química são:Dependência química - O que é e como tratar?

  • Desejo incontrolável de usar a substância
  • Perda de controle (não conseguir parar depois de ter começado)
  • Aumento da tolerância (necessidade de doses maiores para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância)
  • Estreitamento de repertório: o dependente vai deixando de fazer coisas (escola, trabalho, hobbies, etc) e diminuindo os seus vínculos sociais e familiares por causa do vício.
  • Síndrome da recaída: O dependente tenta parar de usar mas não consegue e experimenta sucessivas recaídas, mesmo com a vontade de parar de usar.

É importante lembrar que a força de vontade não é critério para parar de usar. A maioria dos dependentes, por mais que tenham um enorme desejo de parar, dificilmente conseguem sozinhos e necessitam de um tratamento adequado.

Como parar de usar álcool e outras drogas?

Tratamentos sem internação

Esta modalidade pode ser muito eficaz quando a dependência química ainda não é grave e a pessoa ainda possui alguns recursos (emocionais, psicológicos, familiares,etc) para enfrentar a doença sem precisar de internação.

CAPS AD

Dependência química - O que é e como tratar?

Atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de setenta mil habitantes.

O CAPS AD oferece atendimento psiquiátrico, psicológico, medicamento (se necessitar) e grupos de apoio para pessoas com problemas de álcool e drogas. O tratamento é gratuito!

Clique aqui para ver endereços e telefones dos CAPS de todo o país!

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS – AA

Os Alcoólicos Anônimos ou Alcoólicos Anônimos, ou AA, são uma comunidade, com carácter voluntário, de homens e mulheres que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas.

As reuniões acontecem semanalmente, podendo ter mais de uma reunião por semana, dependendo do tamanho do grupo e/ou cidade. O grupo é totalmente gratuito!

Você pode ver endereços e telefones do AA clicando aqui!

NARCÓTICOS ANÔNIMOS – NA

Narcóticos Anônimos ou NA é uma Irmandade ou Sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. é um grupo anônimo de adictos em recuperação, que se reúnem regularmente para ajudar uns aos outros a se manter limpos.

O grupo é totalmente gratuito e acolhedor e as reuniões são semanais.

Você pode ver os endereços e telefones do NA clicando aqui!

Tratamentos com internação

COMUNIDADES TERAPÊUTICAS

Modelo de tratamento sob regime de internação, porém o tratamento é voluntário.

Existem comunidades pagas e gratuitas e oferecem um modelo psicossocial de tratamento, podendo incluir atendimentos psicológicos, medicamentos, espiritualidade, laboterapia, terapia ocupacional entre outras atividades. Existem diversas comunidades em todo Brasil.

Se você deseja saber sobre uma comunidade terapêutica perto da sua cidade, envie-nos uma mensagem acessando o menu “contato” ou clicando aqui! Nós indicaremos uma comunidade perto de você!

CLÍNICAS DE RECUPERAÇÃO

Modelo ambulatorial de tratamento, podendo ser voluntário ou involuntário.

Existem clínicas pagas e gratuitas e podem oferecem serviços como remoção (com equipe especializada), atendimento psicológico, atendimento médico (em alguns casos), medicamento, espiritualidade, terapia ocupacional entre outras atividades.

Se você deseja saber sobre uma clínica perto da sua cidade, envie-nos uma mensagem acessando o menu “contato” ou clicando aqui! Nós indicaremos uma clínica perto de você!

Se você precisa de ajuda para você ou para alguém da família ou amigo, espero que este artigo possa ajudar. Caso precise de mais informações entre em contato conosco clicando aqui! Teremos um enorme prazer em ajudá-lo a encontrar o que precisa!

Curso para familiares e profissionais da área da saúde e da dependência química!

Curso Dependência de Álcool: como lidar?

CURSOS ONLINE!É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários.

QUER AJUDAR ALGUÉM? ENTÃO CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Clique Aqui!

Curso - Dependência de Cocaína e Crack: como lidar? Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?

O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos.
Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários.

Dependência de Maconha: como lidar?

Dependência de Maconha: como lidar?O curso “Dependência de Maconha: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos ou a quem esteja interessado em expandir seus conhecimentos e aprender informações atuais e práticas sobre a dependência de maconha.

QUER AJUDAR ALGUÉM? ENTÃO CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Clique Aqui!
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *