Conheça os sinais da dependência química
Existem sinais que podem ser observados para saber se uma pessoa é dependente química. Conheças alguns sinais da dependência química!
A Dependência de substâncias psicoativas é diagnosticada como doença mental pela CID10/ OMS, sendo chamada de Síndrome de Dependência, sendo necessário tratamento adequado.
Dependência – É um estado psíquico e ou físico resultante da interação de um organismo vivo e uma droga, caracterizado por um conjunto de respostas comportamentais que incluem a compulsão a consumir a substância de forma continuada, com o fim de experimentar seus efeitos psíquicos ou de evitar o desconforto que sua falta ocasiona. O uso indevido de drogas não pode ser definido apenas em função da quantidade e frequência. Portanto, segundo a OMS, para alguém ser considerado dependente é necessário que sejam observados pelos menos três dos seguintes sinais:
- Forte desejo ou compulsão de consumir drogas;
- Dificuldades em controlar o uso;
- Uso de substâncias psicoativas para atenuar sintomas de abstinência, com plena consciência desta prática;
- Estado fisiológico de abstinência;
- Evidência de tolerância, quando o indivíduo necessita de doses maiores da substância para alcançar os efeitos obtidos anteriormente com doses menores;
- Estreitamento do repertório pessoal de consumo, quando o indivíduo passa, por exemplo, a consumir drogas em ambientes inadequados, a qualquer hora, sem motivo especial,
- Diminuição do interesse por outros prazeres e aumento do interesse em relação ao uso de drogas;
- Insistência em usar drogas, apesar dos danos comprovados em consequência deste uso;
- Rápida reinstalação do padrão de consumo, após um período de abstinência.
A experiência com o tratamento da dependência é que, quando aceitamos que é uma doença biopsicossocial sobre a qual somos impotentes, tal aceitação fornece uma base para a recuperação através de tratamentos especializados.
TERAPIA
O foco do nosso trabalho é disponibilizar serviço presencial e a distância de terapia, que atenda às necessidades do cliente, visando a melhoria na qualidade de vida.
Nossos atendimentos podem ser individuais, para casais, de orientação para pais, e para clientes que estejam vivenciando momentos de conflito e sofrimento relacionados à dependência química e à vida pessoal, social, afetiva e familiar.