Conheça os malefícios do cigarro elétrico!

Os chamados e-cigs ou cigarro eletrônico foi criado como uma alternativa para quem deseja parar de fumar. Mas a invenção está gerando discussão sobre os seus malefícios em uma pesquisa da Universidade da Califórnia. Saiba mais…

OS cientistas da Universidade da Califórnia concluíram que os chamados e-cigs, podem provocar danos à a saúde. As tragadas são dobradas e o esforço das seguidas sucções são maiores do que o cigarro convencional.

A onda dos “e-cigs” tornaram-se populares recentemente nos Estados Unidos. Trata-se de um tipo de tabaco com pouca nicotina diluída, que funciona à base de uma bateria e um carregador.

A máquina que os pesquisadores usaram para simular o efeito do fumo eletrônico nos pulmões.

Criado na China, ele seria indicado como uma terapia para quem está largando o vício, pois, segundo os fabricantes, proporciona a mesma sensação do cigarro (1) normal, mas não possui alcatrão nem aditivos. O mecanismo do aparelho é compensador, semelhante aos adesivos de nicotina, que liberam uma dosagem da substância para satisfazer o usuário. Nos locais onde o aparelho é vendido, como nos Estados Unidos e em alguns países europeus, o e-cigarro também é consumido para driblar a proibição de fumaça em recintos fechados. Embora ele emita um vapor semelhante ao do fumo tradicional, é totalmente inodoro.

Até agora, são poucos os estudos sobre os potenciais danos do cigarro eletrônico. Ainda assim, a Organização Mundial de Saúde não recomenda o aparelho e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu sua importação e comercialização no Brasil. O e-cigarro é constituído por um atomizador (artefato que asperge o líquido em minúsculas gotas) e um cartucho vendido à parte, que contém nicotina e propilenoglicol, substância química sem cheiro e sem sabor, usada para criar a névoa falsa, semelhante à fumaça.

Quando o fumante suga o ar pelo cigarro eletrônico, um sensor ativa a bateria, que aquece a ponta. Ela fica vermelha e quente, simulando um cigarro normal. Enquanto isso, o atomizador vaporiza o propilenoglicol e a nicotina. Na inalação, o vapor leva uma dose de nicotina aos pulmões, sendo que o resíduo do aerosol é exalado para o ambiente. Como o e-cigarro não contém tabaco, ele está livre das quase 5 mil substâncias químicas e tóxicas da versão tradicional.

Descoberta

cigarro eletrônico

Isso não quer dizer, porém, que o cigarro eletrônico seja saudável. Para testar seus efeitos sobre a saúde, os pesquisadores da Universidade da Califórnia usaram uma máquina e compararam as propriedades do fumo de oito cigarros convencionais e cinco marcas de eletrônicos. Eles descobriram que, para conseguir fumar os e-cigarros, é preciso aspirar com mais intensidade. Os cientistas também afirmam que, no caso dos eletrônicos, a densidade de aerosol cai depois de 10 tragadas, o que faz com que o fumante precise sugar ainda mais forte para conseguir produzir o gás pressurizado.

“Ainda é cedo demais para saber como exatamente os efeitos da forte inalação e da sucção do aerosol terão sobre a saúde humana, mas nos parece que o cigarro eletrônico parece levar as pessoas a fumarem mais, para compensar, assim como aconteceu anteriormente com os cigarros ´light´”, disse ao Correio Prue Talbot, professor de biologia e principal autor do estudo.

As marcas de cigarros convencionais examinadas e vendidas nos Estados Unidos foram Merit Ultra Lights, Marlboro Ultra Lights, Marlboro Lights, Marlboro Reds, Camel unfiltered, Camel Lights, Camel e Pall Mall. No caso dos e-cigarettes, foram estadas as marcas Liberty Stix, Crown Seven´s Hydro Kit, NJOY, Smoking Everywhere´s Gold Kit e VapCigs. “Nosso trabalho mostra que a densidade do aerosol diminuiu ao longo do uso dos e-cigarros, requerendo tragadas mais fortes para manter essa densidade. Os fabricantes sempre alegam que os cartuchos do cigarro eletrônico são equivalentes a um certo número de cigarros convencionais, mas essa informação não parece totalmente correta”, diz Talbot.

Dobro de tragadas

Cigarro eletrônico

Segundo o pesquisador, no laboratório foi constatado que, enquanto as 10 primeiras tragadas são similares às de um cigarro convencional, as posteriores não conseguem levar ao organismo o mesmo nível de nicotina, fazendo com que o fumante trague mais do que o dobro para ter a sensação de saciedade fornecida pelos cigarros normais.

Talbot garante que, ao contrário do que dizem os fabricantes, os e-cigarros são muito diferentes dos convencionais. “Em testes preliminares, observamos que algumas marcas de e-cigarro são mais difíceis de fumar. O interior deles é muito denso, comparando-se à porosidade que existe nos cigarros feitos com tabaco”, diz.

“Esse artigo é o primeiro estudo detalhado mostrando que uma pressão na inalação muito maior é necessária para fumar os e-cigarros”, disse, por meio da assessoria de imprensa da Universidade da Califórnia, Kamlesh Asotra, administrador do Programa de Pesquisas sobre Doenças Relacionadas ao Tabaco da instituição. “Baseado no resultado desse artigo, os usuários não apenas ficarão mais atentos sobre as características do vapor e das propriedades dos cigarros elétricos, mas também os fabricantes saberão que a funcionalidade de seus produtos é inconsistente”, acredita.

Fonte:Correio Braziliense/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

http://www.antidrogas.com.br/mostraartigo.php?c=1965&msg=O%20mal%20que%20faz%20o%20cigarro%20el%E9trico

Como Parar de Fumar para Sempre!

 

parar de fumarVocê está querendo parar de fumar, mas ainda não sabe a maneira certa de parar? E se eu lhe disser que dentro de uma semana após iniciar este programa, você pode ficar livre do cigarro para sempre? Não é realmente tão difícil como você pode pensar. Neste e-book você vai aprender, em um método prático, como você pode ficar livre do fumo, livre do cigarro para sempre!

O método adotado pelo blog “Fumo & Cigarro” é prático, sem enrolação . Quero parar de Fumar!Ele tem por base o best-seller internacional “How to Stop Smoking Forever “, de “Health Tec, Inc.”, “1997”, ainda hoje um sucesso de vendas na amazon.com. Milhares de pessoas já deixaram de fumar com base nelas. São informações práticas, objetivas e que realmente funcionam. Com elas você conseguirá parar de fumar. Não vamos ficar falando para você sobre os malefícios do cigarro. Você já está cansado de saber.

Mais informações >>

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *