Conheça 12 benefícios da vitamina C – SOS Sobriedade

Além de combater gripes e resfriados a vitamina C proporciona muita mais benefícios para a nossa saúde. Conheça 12 benefícios da Vitamina C e novos estudos sobre este poderoso nutriente!



Conheça 12 benefícios da vitamina C

Conheça 12 benefícios da vitamina C 
O ácido ascórbico ou vitamina C é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reacções bioquímicas nas células.

Além da vitamina C recomendamos alguns artigos sobre outras vitaminas. Leiam também:


A vitamina C ou ácido ascórbico é popularmente conhecida por ajudar a combater gripes e resfriados.

Além de ajudar a acabar com as gripes e os resfriados, a vitamina C proporciona muitos mais benefícios para a saúde do ser humano. Vamos então conferir quais são os outros benefícios da vitamina C para a saúde.

12 Benefícios da vitamina C ou ácido ascórbico:


  • Ajuda a combater infeções.
  • Ajuda a combater gripes e resfriados.
  • Ajuda a baixar os níveis de colesterol.
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunitário.
  • Ajuda a combater hemorragias (cicatrizante).
  • Ajuda a baixar os níveis de triglicerídeos (triglicérides).
  • Ajuda na absorção do ferro (importante mineral para a saúde).
  • Ajuda a desintoxicar o organismo de produtos químicos (poluição e/ou tabaco).
  • Ajuda na produção do colágeno ou colagénio (permite a elasticidade dos tecidos).
  • Participa na constituição e reparação das células do organismo, veias, cartilagens, ossos e dentes.
  • É um potente antioxidante, ajuda a combater os radicais livres (ajuda a combater o envelhecimento precoce).
  • Ajuda a prevenir os efeitos secundários das drogas (a vitamina c é usada para tratar vícios relacionados com a droga).


Os Estudos mais Recentes sobre a vitamina C


Combate Doenças Cardiovasculares e Pressão Arterial elevada.

Vários estudos afirmam que o consumo de pelo menos 500mg de vitamina C por dia, promove o relaxamento e aumento do calibre das artérias, um processo conhecido como Vasodilatação. Esse processo ajuda a diminuir a pressão arterial, reduzindo assim o risco de Ataque Cardíaco e outras doenças cardiovasculares.

Depois de analisar mais de 40 estudos sobre esse nutriente, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nottingham na Inglaterra, concluiu que baixos níveis de vitamina C no sangue elevam em 12% o risco de asma.

Outros estudos da Universidade de British Columbia no Canadá confirmaram que entre os consumidores de vitamina C, o risco de desenvolver a Gota, um tipo de inflamação das articulações mais comum entre os homens, foi reduzido de forma dramática.

Como o nutriente estimula a excreção, eliminação, do Ácido Úrico, principal agente inflamatório e causador da doença, torna-se então um dos mais poderosos aliados nesse trabalho de erradicação do mal. Apenas ficou constatado que, entre os 47.000 homens inscritos no programa de acompanhamento da pesquisa, altas doses do nutriente foram administradas, por volta de 1.500mg por dia.

Esta, no entanto, não é a quantia recomendada para as pessoas saudáveis. Mas, para evitar a Gota naqueles que tenham uma predisposição para a doença, seria a dose ideal.

E Como fazer para Manter as Taxas Ideais?


Mas, o nosso organismo não armazena a vitamina C. Logo após sua ingestão, ela percorre as células, como as da pele, das artérias, do cérebro e, claro, do sistema imunológico, para verificar quem está precisando dos seus serviços. E, depois de participar de uma série de procedimentos e reações químicas, sem perda de tempo, é eliminada pela urina.

O organismo não armazena mais que o necessário para trabalhar em harmonia. Isso quer dizer que, ingerir altas doses de vitamina C, exceto em casos especiais, é pura bobagem, é jogar vitamina no vaso sanitário.

E os Efeitos Colaterais?


Além disso, o consumo em excesso do nutriente, pode apresentar alguns indesejáveis efeitos colaterais, sendo, entretanto, os eventos mais graves, raríssimos.

Por exemplo, quem tem históricos de problemas renais, como pedra nos rins, deve ficar mais atento. O metabolismo da vitamina C resulta em Oxalato, uma substância que, em excesso na urina, contribui exatamente para a formação das famigeradas pedrinhas, os cálculos renais.

Pode ainda causar diarréias transitórias, flatulência(gases), cólicas intestinais, poliúria(aumento do volume urinário), e pode produzir falsos positivos em exames para detecção de diabetes feitos a partir da urina. Em casos mais raros pode contribuir para deficiência da vitamina B12.

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Fonte: http://www.mundosimples.com.br/alimentacao-nutricao-beneficios-da-vitamina-c.htm

http://dieta-alimentar.blogspot.com.br/2013/09/beneficios-vitamina-c.html


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