Como superar os sintomas de abstinência!

A dependência química é uma doença que não tem cura e que afeta todas as estruturas da nossa vida (vida familiar, social, profissional, etc). Um dos sinais mais evidentes da dependência química são os sintomas de abstinência que surgem quando o dependente interrompe o uso de álcool e/ou drogas.

Tweet

Como superar os sintomas de abstinência?

O que é sintoma de abstinência?

Sintoma de abstinência ou Síndrome de abstinência é um conjunto de modificações físicas e psíquicas que se dão em razão da suspensão brusca do consumo de álcool e drogas. São sinais de aviso que aparecem devido à suspensão do uso.

Lima (2009), afirma que ”A síndrome de abstinência pode ser aguda, de curto prazo, ou demorada, com duração que pode ir de dias a até anos”.

Síndrome de Abstinência Aguda (SAA)

Sintomas que aparecem até 72 horas após o uso, como compulsão, tremores, vontade de ir embora e manipulação.

Síndrome de Abstinência Demorada (SAD)

São sintomas baseados na sobriedade que ocorrem a partir de meses ou anos após o uso final da droga. Estes sintomas podem ser chamados de “fissura”, que significa “o desejo intenso de usar”.

Estes sintomas podem causar alterações de comportamento e reações no organismo da pessoa, como sensações físicas e distúrbios psíquicos.

Sintomas comuns de abstinência

Dentre os sintomas de abstinência destacam-se:

Como superar os sintomas de abstinência!Desânimo, cansaço, ansiedade, dor, angústia, insônia, falta de ar, dificuldade de concentração, obsessão e compulsão, aumento de apetite, perda de apetite, irritabilidade, mal-estar e choro fácil.

Muitos dependentes quando interrompem o uso de álcool e/ou drogas, estão muito debilitados fisicamente e mentalmente, havendo a necessidade do uso de medicamentos que amenizam os sintomas de abstinência, mas nos casos em que a dependência é mais psíquica do que física e dependendo do nível de dependência que pode ser avaliado por especialistas é possível superar os sintomas sem o uso de medicamentos.

Para que possamos superar os sintomas de abstinência, precisamos em primeiro lugar admitirmos que eles existem, conhecer estes sintomas, quando eles surgem e a frequência destes sintomas.

O 1º Passo que fala sobre a admissão da impotência perante o álcool e as drogas, vêm nos mostrar que, se somos impotentes, juntamente com essa impotência, sofremos com a falta daquilo que somos dependentes e esse sofrimento pode surgir através dos sintomas de abstinência.

Ora, se admitimos a impotência perante o álcool e as drogas, temos que admitir que estes sintomas existem, que vamos passar por eles e que precisamos entendê-los melhor.

Admitir a presença dos sintomas de abstinência e que eles são normais, principalmente na fase inicial de recuperação, é o primeiro passo para lidarmos com eles.

Assim, precisamos de recursos necessários para superarmos estes sintomas e não sermos induzidos a abandonar o tratamento por causa deles e darmos continuidade ao processo de recuperação.

por Rodrigo Longo

Tweet

 Veja Também!

Hábitos e comportamentos negativos facilitadores da síndrome de abstinência demorada

Síndrome de abstinência demorada – Comportamentos compulsivos

Mudanças que auxiliam na manutenção da recuperação da dependência química

Quanto tempo a cocaína demora para sair do sangue?

Desintoxicação de cocaína

Dados do Artigo:

Como superar os sintomas de abstinência!
Álcool e Drogas
Sintoma de abstinência ou Síndrome de abstinência é um conjunto de modificações físicas e psíquicas que se dão em razão da suspensão brusca do consumo de álcool e drogas. Saiba mais!

Fontes:
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS. Os Doze Passos. Disponível em: http://www.alcoolicosanonimos.org.br/36-principios/os-doze-passos.html. Acesso em 30 dez. 2013.
LIMA, D. S. Alcoolismo no trabalho: Uma percepção sobre as condições do servidor alcoolista. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *