Como se manter jovem? Cuidados com a alimentação!

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Iniciaremos hoje uma serie sobre: “Como se manter Jovem” e abordaremos diversos assuntos como Cuidado com a pele, Exercícios, Stress e Mente. Tudo para que você tenha uma vida longa e mais saudável, nos acompanhe!

Hoje, vamos começar falando sobre os cuidados com a alimentação.

Sabemos que o alimento é a fonte do nosso viver, porém, precisamos saber escolher os melhores ingredientes para a nossa mesa.

É difícil encontrar alguém que não goste de comer, certo? Realmente comer é tudo de bom, mas precisamos saber balancear nossa alimentação. O excesso de consumo de produtos industrializados, fast food vem aumentando cada vez mais.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apresentou em 2014 o resultado de uma pesquisa feita com a população brasileira, nessa pesquisa o IBGE mostra que a obesidade vem aumentando cada vez mais em todas as idades.

Portanto, a alimentação deve ser cada vez mais aliada na prática e atividades físicas e na prevenção de doenças.

Por isso, neste artigo vamos fazer uma reflexão sobre os alimentos que você deve consumir para fazer uma alimentação cada vez mais saudável.

Alguns dos maiores segredos da alimentação saudável são:

  • Evitar ingerir alimentos com conservantesou aditivos artificiais, como enlatados ou refeições pré-preparadas para o consumo;
  • Reduzir o consumo de alimentos refinados, como farinha de trigo branca ou açúcar;
  • Não comer alimentos com muita gordura, como aqueles que são fritos;
  • Investir numa alimentação variada e colorida:
  • Preferir comer alimentos de origem biológica;
  • Beber muitos líquidos, pois a água completa o equilíbrio e cuidado com o corpo;

A alimentação livre dos industrializado, conservantes e corantes e ricos em nutrientes e fibras fazem com o que todo o metabolismo funcione de maneira correta, evitando doenças crônicas e degenerativas.

Cuidados com a alimentação!

Para uma alimentação saudável recomenda-se:

 

  • Consumir vegetais, frutas, verduras e legumes da estação (temporada), porque são geralmente mais frescos, além de mais baratos;

 

  • Escolher alimentos variados para garantir uma dieta equilibrada em nutrientes, vitaminas, água e sais minerais;

 

  • Dar preferência a produtos naturais, ou seja, não industrializados;

 

  • Quando não for possível evitar o consumo de alimentos industrializados, ingerir em pequena quantidade e não repeti-los por dias seguidos.

 

Higiene

Um dos pontos muito importantes também é a questão do manuseio e da higiene dos alimentos.

A parte da higienização do alimento é uma condição básica. Para fazer a limpeza das frutas e verduras é necessário que a água seja filtrada para que possíveis resíduos possam ser eliminados.

Caso não tenha acesso a água filtrada, ferva a água durante 15 minutos para que possíveis microrganismos e resíduos possam ser eliminados.

É preciso lavar as frutas e verduras muito bem antes de ingeri-las, pois no caminho até a mês ada sua casa ela pode trazer consigo, vermes, parasitas e resíduos agrotóxicos.

O cozimento elimina as possíveis larvas de parasitas causadoras de doenças que as carnes podem conter, como por exemplo, as larvas de da tênia. Por isso, é preciso evitar o consumo de carnes mal cozidas ou mal passadas.

É importante também verificar se na embalagem do leite, existe a palavra pasteurizado o que é o mais recomendado. Caso não tenha escrito, é necessário ferver por 10 minutos antes de ingerir.

Outra recomendação é lavar com água corrente e sabão os utensílios usados para servir e preparar os alimentos, como por exemplo, panelas, pratos, talheres e copos.

É importante também lavar sempre as mãos antes das refeições, para evitar qualquer tipo de ingestão de vermes.

Além dos cuidados citados e da higiene, são recomendações importantes para a alimentação saudável: mastigar bem os alimentos, evitar comida muito condimentada, não comer em excesso e fazer as refeições em horários regulares.

Se você quer saber como obter o corpo que você quer comendo os alimentos que você ama, então você quer ler este livro digital.

 

 Cuidados com a alimentação!

Conservação

É importante adquirir o hábito de verificar o estado de conservação dos alimentos. Caso algum alimento não se apresente em bom estado, não deve ser consumido.

Por exemplo, as indicações para se saber se o peixe (fresco ou congelado) está em bom estado para consumo são: guelras (brânquias) vermelhas, olhos brilhantes e escamas firmes. Todo o tipo de carne em bom estado de conservação aparenta coloração natural e consistência firme.

Antes de consumirmos alimentos industrializados, devemos ficar atentos quanto:

  • Às embalagens (latas) não estarem enferrujadas, estufadas e nem amassadas;
  • Ao alimento estar no prazo de validade.

Caso contrário corre-se o risco de consumir alimento estragado, e a ingestão de conservas estragadas pode provocar intoxicações graves e doenças.

 

Como nossa alimentação é super importante não é mesmo? Vamos dar mais valor aos alimentos.

Esperamos que tenham gostado e aguarde o próximo artigo sobre os cuidados com a pele.

Até a próxima!

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