Como controlar a fobia social

Caracterizada pela intensa ansiedade e pelo medo de ser avaliado por outras pessoas e de ser humilhado publicamente, a fobia social é um transtorno que dever ser tratado para que a pessoa possa ter controle frente às situações que ela teme passar por constrangimentos. Veja algumas dicas para controlar a fobia social!

Tweet

Como controlar a fobia social


Primeiramente, sabemos que, como toda doença é necessário que a pessoa que sofre de fobia social procure um especialista para auxiliá-la no tratamento. Mas existem maneiras simples e eficazes para driblar esse medo intenso.

como controlar a fobia social

Para combater o medo de falar em público, por exemplo, pode começar a falar para pequenos grupos de pessoas, de preferência para familiares e amigos.

O mais importante para o tratamento é admitir que sofre de fobia social, para depois avaliar os sintomas. Assim, pode-se começar a tratar dos sintomas físicos, tentar identificar as situações que a pessoa teme e o seu comportamento perante estas situações.

Criar e simular situações em que o medo aparece, de maneira que a pessoa possa, aos poucos, perder o medo e se sentir mais a vontade no meio das pessoas. Trabalhos voltados a reforçar a autoestima do paciente também são importantes, com a finalidade de diminuir a cobrança exagerada que ele tem de si mesmo.

como controlar a fobia social

Outra alternativa pode ser um exercício que consiste em resignificar situações e percepções do sociofóbico, que permite que ele comece, aos poucos, ir percebendo os seus medos e entendendo que eles não estão relacionados com as pessoas, mas consigo mesmo.

por Rodrigo Longo

Tweet

Veja!

Fobia Social

Sintomas da fobia social

Veja Também!

Ansiedade – Causas, sintomas e tratamentos

Saúde – 7 alimentos que combatem a ansiedade

Ansiolíticos – Tranquilizantes e relaxantes

Cura Espiritual

Dependência emocional – Muletas psicológicas

Dados do Artigo:

Como controlar a fobia social
Psicologia e as doenças

O mais importante para o tratamento é admitir que sofre de fobia social, para depois avaliar os sintomas. Saiba mais!

Fontes:
http://www.uniara.com.br/ageuniara/artigos.asp?Artigo=397
http://datimidezafobiasocial.blogspot.com.br/2010/06/o-que-sente-o-sociofobico-afinal.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fobia_social#Sintomas
http://www.psicosite.com.br/tra/ans/anssocial.htm

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *