CIRROSE ALCOÓLICA INTERNA 7 POR DIA EM SP

Alcoolismo

A cada dia, em média, sete pessoas são internadas vítimas de cirrose alcoólica em hospitais públicos do Estado de São Paulo. É o que indicam dados de 2014 da Secretaria de Estado da Saúde. Leia o artigo!

 No ano passado houve 2.649 internações em hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) paulista por cirrose alcoólica, das quais 86% foram de pacientes do sexo masculino. Do total de internações, 35% (ou uma a cada três) foram de pessoas com idades entre 50 e 59 anos.

O abuso do álcool, ao longo dos anos, lesiona o fígado, causando inflamação crônica e fibrose. “Quando a fibrose é muito extensa, as cicatrizes das lesões levam à cirrose. Nestes casos, a grave condição da cirrose leva o paciente a necessitar de transplante”, afirma o hepatologista Carlos Baía e coordenador de transplantes de fígado do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, unidade estadual gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento de Medicina (SPDM).

O médico explica que nem todos que fazem uso de bebida alcoólica desenvolvem cirrose. A medicina ainda não conseguiu identificar porque pessoas que bebem relativamente pouco podem desenvolver a doença. “O consumo diário de bebidas alcoólicas não dá oportunidade para o fígado se restaurar, causando maior prejuízo ao organismo”, afirma Baía.

Alcoolismo

O alcoolismo é uma doença crônica que atinge mais homens do que mulheres em todo o mundo. A dependência do álcool ocorre quando existe uma busca compulsiva e incontrolável da bebida.

O tratamento contra dependência em álcool é oferecido pela rede pública por meio dos Caps Ad (Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) municipais.

Extraído de: http://www.uniad.org.br/interatividade/noticias/item/23077-cirrose-alco%C3%B3lica-interna-7-por-dia-em-sp

 

Busque ajuda!

Muitas vezes, devido ao consumo do álcool, o usuário coloca em risco aspectos importantes de sua vida, tais como família, emprego, saúde. Além disso pode não perceber os problemas decorrentes deste uso ou mesmo negá-los. Nesses momentos, não é raro os membros da família apresentarem sentimentos de raiva ou impotência frente ao usuário ou a situação.
Essas ocasiões deveriam se transformar em buscas de ajuda em unidades de saúde, conversas com um profissional e pessoas de referência na sua comunidade, adesão a grupos de ajuda e cursos.

Dependência do Álcool:Como lidar?


Para lidar com um dependente do álcool, primeiro é preciso conhecer a doença, os sintomas de abstinência, a prevenção de recaídas e as questões psíquicas e emocionais que envolvem a dependência química.

A família é parte importante na recuperação do dependente químico!

 


Busque informações corretas sobre a dependência do álcool e o tratamento correto, bem como a melhor maneira de lidar com o problema.
Aqui você encontra alguns cursos completos sobre como lidar com a dependência do álcool, e assim poder ajudar a pessoa que sofre com este problema. Vale a pena fazer!

 

Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco: sossobriedade@gmail.com

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *