Cefalexina, o que é e seus efeitos | SOS Sobriedade

Indicado para o tratamento de todas as infecções causadas por micro-organismos sensíveis a este antibiótico. Conheça a Cefalexina, suas indicações de uso e seus efeitos colaterais


Cefalexina, o que é e seus efeitos

Cefalexina, o que é e seus efeitosA cefalexina é um antibiótico de amplo espectro que pode ser encontrado em forma de cápsulas ou suspensão oral. Pode ser também conhecido como Keflex, Cefacimed, Ceflexin ou Cefaxon.

Indicações da Cefalexina


Está indicado para o tratamento de todas as infecções causadas por micro-organismos sensíveis a este antibiótico, como no tratamento de infecções do trato respiratório causadas por pneumonias, otite média causada , estafilococos, estreptococos e M.catarrhali; infecções da pele e suas estruturas causadas por estafilococos e estreptococos; infecções ósseas causadas por estafilococos ou Proteus mirabilis; infecções genito-urinárias, incluindo prostatite aguda, causadas por E.coli, P.mirabilis e Klebsiella sp. e infecções dentárias causadas por estafilococos ou estreptococos.
A cefalexina é rapidamente absorvida após a administração oral.  O uso do medicamento juntamente com alimentos retarda a absorção, mas não prejudica seu efeito.

Efeitos colaterais da Cefalexina


Urticária, prurido e erupções cutâneas, febre, eosinofilia, dores nas articulações, mialgia, angiedema, edema, eritema, síndrome de Stevens-Johnson, reações semelhantes às da doença do soro e anafilaxia, diarreia, dispepsia, dor abdominal, náuseas e vômitos, prurido anal e genital, vaginites, tontura, fadiga, cefaleia, agitação, nefrite intersticial reversível, neutropenia, trombocitopenia, elevações da transaminase glutâmico-oxalacética (TGO) e transaminase glutâmico-pirúvica (TGP), hepatite transitória e icterícia colestática.

Contraindicações da Cefalexina


O uso da cefalexina não está indicada para o tratamento de meningite, mesmo quando causada por micro-organismos sensíveis; pacientes que apresentem hipersensibilidade aos antibióticos cefalosporínicos e antibióticos relacionados.


Siga a nossa página!

Gostou? Então compartilhe!

Tweet

Recomendamos que leia também



Fonte: http://www.tuasaude.com/cefalexina/


Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *