Cães ajudam na reabilitação de dependentes químicos

Cães de um abrigo na cidade de Cruzeiro, interior de São Paulo, ajudam na reabilitação de dependentes químicos. Animais abandonados vão para uma casa de reabilitação e lá são treinados pelos internos em companhia de voluntários, psicólogos e profissionais da área de saúde. O projeto “Reintegração” foi implantado em julho, é realizado pela ONG Terapia Assistida por Animais (TAC), em parceria com a Comunidade Terapêutica Casa Ágape, MSD Saúde Animal e prefeitura.

Durante as atividades, os com os cães aprendem os comandos básicos de adestramento e os internos exercitam habilidades sociais como paciência, perseverança, empatia e comunicação efetiva.
O fisioterapeuta Vinícius Fava Ribeiro, um dos responsáveis pelo projeto, afirma que as atividades trazem benefícios fisiológicos aos dependentes químicos. “A interação com os cães contribui para liberação de hormônios que aliviam dores e aumentam a motivação dos internos. Isso contribui para a melhora da relação entre terapeuta e paciente e transforma o tratamento em atividades espontâneas e naturais”, disse Vinícius Ribeiro.

Depois de treinados, os cães são colocados para adoção. Com perfis traçados e bem educados, é possível identificar a família mais indicada para receber o animal. De acordo com Ribeiro, o projeto, desenvolvido no interior de São Paulo, é único no mundo. “Nossa intenção é levar o projeto para todo Brasil e ir além da reabilitação dos dependentes químicos. Queremos preparar os internos para atuarem no mercado pet assim que saírem da clínica”, afirmou o fisioterapeuta.

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!

TRATE BEM DOS ANIMAIS!
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *