BEPANTOL – Bula

bepantol
O Bepantol® é um medicamento é útil para prevenir e tratar doenças da pele e das mucosas. Saiba mais sobre o Bepantol!

 

ATENÇÃO: Este texto pode ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula deste medicamento. Este texto não pode substituir a leitura da bula que acompanha o medicamento. Os medicamentos podem mudar suas formulações, recomendações e alertas. Apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão do medicamento comercializada. Leia o aviso completo antes de ler este texto.


– IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

 

Nome genérico : Dexpantenol

O Produto Bepantol

 

Este medicamento é útil para prevenir e tratar doenças da pele e das mucosas. Faz desaparecer as irritações e favorece a cicatrização de pequenas feridas. Mostra-se igualmente eficaz no tratamento de queimaduras provocadas pelo sol.

Como Usar Bepantol®

 

Em geral, uma a três aplicações de fina camada da pomada sobre as áreas lesadas, são suficientes. Pode-se igualmente usar Bepantol® solução puro ou diluído em água.

Qualquer que seja sua forma de apresentação (pomada ou solução), Bepantol® não provoca dor ao entrar em contato com a pele irritada ou inflamada. Na verdade, sua aplicação ou utilização é fácil e até agradável.

Precauções com o Uso do Bepantol®BEPANTOL - Bula

 

Apesar de não existirem relatos sobre restrições de uso e efeitos colaterais com o uso do Bepantol®, é recomendável utilizar este produto somente mediante receita médica.

Informe seu médico caso esteja grávida ou sofra de outras lesões da pele ou mucosas. Somente o médico poderá avaliar o melhor uso do Bepantol® para cada caso específico. Não use, não recomende e nem doe este medicamento a outras pessoas, sem o conhecimento do médico.

Lembre-se que Bepantol® é um medicamento que ajuda a cicatrizar os ferimentos. Caso isso não ocorra num determinado período de tempo, informe seu médico e solicite novas orientações.

Lembre-se também que este produto não é um antibiótico. Assim, ferimentos contaminados devem ser tratados com medicamentos específicos sempre de acordo com orientação médica.

Bepantol® em geral é bem tolerado. No entanto, podem ocorrer efeitos colaterais indesejáveis não previstos e dependentes da sensibilidade individual. Caso surjam reações indesejáveis no decorrer do tratamento com Bepantol® suspenda imediatamente o uso do produto e informe seu médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Informação Técnica de Bepantol

 

Propriedades de Bepantol

 

O dexpantenol, substância ativa do Bepantol® é rapidamente transformado, nas células, em ácido pantotênico. Este último é um componente da coenzima A, elemento essencial que, além de ser fator de acetilação, ocupa uma posição chave no metabolismo celular. O ácido pantotênico é indispensável ao bom desenvolvimento do metabolismo dos tecidos epiteliais da pele e das mucosas.
 

Indicação de Bepantol

 

Cicatrização e epitelização em caso de ferimentos leves, tais como queimaduras e escoriações de pouca gravidade, úlceras crônicas, úlceras de decúbito e fissuras anais.

Tratamento das inflamações da boca e da faringe.
Tratamento pós-operatório de feridas cirúrgicas, enxertos cutâneos e erosões cervicais.

Tratamento das estomatites (eventualmente em associação com antiinfecciosos). Prevenção e tratamento de rágadas dos mamilos, bem como de assaduras das nádegas do lactente e do eritema solar. Adjuvante no tratamento local das feridas. Adjuvante, como aerosol, no tratamento das vias respiratórias superiores (faringite, laringite, traqueíte, bronquites agudas e crônicas).

Restrições de Uso de Bepantol

 

Desconhecidas até o momento.

Precauções de Bepantol

 

Avaliação do uso de acordo com a patologia apresentada pelo paciente. Não foram descritas precauções especiais.

Interações Medicamentosas de Bepantol

 

Ainda não descritas.

Posologia de Bepantol

Pomada

 

Aplicar em camada fina, uma a três vezes ao dia. Nas rágadas dos mamilos, aplicar em compressas, imediatamente após cada mamada.

Solução

 

Para curativo oclusivo, irrigação ou lavagem de feridas, utilizar a solução pura ou diluída pela metade com água destilada. Para aerosol, utilizar cerca de 5-10 ml da solução pura por aplicação. Quando for o caso, pode-se associá-la a outros medicamentos.

Superdosagem de Bepantol

 

Ainda não foi descrita superdosagem com este medicamento. Caso ocorra ingestão acidental, agir de acordo com a conduta padrão para os casos de intoxicação.

BEPANTOL – Laboratório
BAYER
Rua Domingos Jorge, 1100
São Paulo/SP – CEP: 04779-900
Tel: 08007231010
Fax: 55 (011)548-0485
 

Fonte: http://www.bulas.med.br/bula/10689/bepantol.htm


Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *