Aprovação Social – 3 dicas para não viver em função da aprovação social


Você sabia que a necessidade de aprovação social exagerada esta diretamente ligada a autoestima comprometida? Conheça 3 dicas para não viver em função da aprovação social!

Viver em função de aprovação pode me levar a comprar coisas que eu não preciso, fazer coisas que eu não tenho vontade e dizer sim quando eu quero dizer não. O resultado disso é um vida sem sentido e vazia, além de colaborar com o uso de álcool e outras drogas e transtornos mentais.

Aprovação Social – 3 dicas para não viver em função da aprovação social

Quando necessitamos demasiadamente da aprovação social, nos tornamos escravos das avaliações alheias e fazemos tudo que está ao nosso alcance para atender as expectativas dos outros.

Com isso, nos afastamos dos caminhos pelos quais realmente queremos andar e percorremos os caminhos dos outros.

Quando não conseguimos, nos frustramos muito e a nossa autoestima fica baixa  e começamos a compensar esta frustração através de compulsões como o uso de álcool e drogas, consumismo exagerado e crises emocionais.

Para ajudar você a sair desta armadilha, preparei 3 3 dicas que você pode praticar diariamente para atender as suas necessidades e não buscar sempre a aprovação dos outros.

1) Desenvolva o hábito da “autoanálise”

A autoanálise é uma habilidade que pode ser aprendida e consiste em ter a capacidade de se autoavaliar, olhar para si mesmo e identificar as suas necessidades de mudança, avaliações sobre a sua vida e percepções do mundo ao seu redor. Você pode começar treinando com estas 3 perguntas que eu preparei para você:

  • O que você faria diferente se todo mundo quisesse que você fizesse o que você quer fazer?
  • Se você fosse FAZER O QUE DESEJA, a que você dedicaria o seu tempo?
  • Se ninguém fosse julgá-lo, O QUE você mudaria em sua vida?

QUESTIONAMENTOS COMO ESTES PODEM AJUDAR VOCÊ A DESCOBRIR SE O QUE VOCÊ DESEJA E O QUE VOCÊ REALMENTE FAZ, NÃO ESTÃO ALINHADOS!

2) Melhore a sua autoestima

Quando temos dúvidas sobre o nosso valor, a necessidade de que os outros o ressaltem com a sua aprovação aumenta. O problema é que, muitas vezes, isso nos leva a agir de formas que não gostamos ou queremos de verdade

Dessa maneira, nossa autoestima fica comprometida e cada vez mais baixa, porque sentimos que estamos vivendo uma vida que não é nossa. Isso pode criar um círculo vicioso, no qual nos sentimos cada vez pior por não agirmos como queremos, e buscamos novamente a aprovação dos demais.

  • Busque ajuda profissional com o psicólogo para que ele possa realizar um trabalho de desenvolvimento da autoestima;
  • Invista no que você gosta de fazer e nas suas qualidades;
  • Evite pessoas que reforçam os seus defeitos e comportamentos ruins ou que alimentam o complexo de inferioridade.

Veja também: Dependência Química – Autoestima e necessidade de aprovação

3) Crie um lugar de referência interna de avaliação

A necessidade de aprovação está sempre focada na avaliação dos outros a meu respeito. Ela desconsidera a minha própria avaliação. E por isso, sempre atribui a responsabilidade a terceiros.

Normalmente, pessoas que atribuem suas responsabilidades a terceiros, sempre joga a culpa nas outras pessoas ou em algum fator externo. Você é do tipo que joga a culpa nos outros ou procura assumir a responsabilidade da situação?

Se você tem um lugar de referência externa de avaliação, ou seja, se você acredita que sua vida depende de fatores externos,  a responsabilidade pelos seus atos e pelo seu bem-estar é sempre atribuída a outras pessoas.

Por exemplo, uma casal de namorados, uma pessoa que sempre exige que o outro elogie para que ela se sinta bem, como prova de amor, mas na verdade, ela está atribuindo a outra pessoa, a responsabilidade de fazê-la sentir-se bem. Elogio é saudável, desde que seja espontâneo, e não um compromisso.

Por isso, mudar o lugar de referência externa para interna fará com que seu olhar se direcione mais para o seu interior e menos para os demais. assim, quem tem que estar no controle é você, e a referência interna de avaliação é isso, é a minha capacidade de ter o controle sobre o que eu quero, o que eu posso, o que eu devo e o que eu sinto, e não depender de fatores externos para que isso aconteça.

Com ajuda profissional você pode buscar criar um lugar de controle interno, ou seja, uma referência interna de avaliação, que bloqueia estas tentativas de sabotagem, ou seja, sempre que você não perceber que está buscando aprovação, você faz uma reflexão.

Combater a necessidade de aprovação pode ser um dos maiores favores que vamos fazer a nós mesmos na vida.

Por mais que seja comum, e por mais que por vezes possa ser motivador agradar aos outros, isso não quer dizer que a busca pela aprovação não possa nos fazer muito mal. É necessário separar o desejo de não ofender do desejo de agradar, assim como é necessário separar as ações que agradam os outros à nossa volta e que não têm nada a ver com os nossos verdadeiros desejos daquelas ações que conjugam ambos.

Veja também o vídeo sobre a necessidade de aprovação social no YouTube e se inscreva no Canal!

E-BOOK – COMO VENCER AS DROGAS

E-BOOK COM 7 PRÁTICAS DIÁRIAS PARA VENCER A DESINTOXICAÇÃO, SUPERAR OS SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA E SE LIBERTAR DAS DROGAS.

COMO VENCER AS DROGAS

Neste e-book, você vai aprender como vencer as drogas, através de várias técnicas aplicadas nos melhores métodos de tratamento da dependência química. O processo terapêutico, dividido em 3 etapas, vai ajudar você a conhecer a dependência química, como ela age no organismo, como superar a fase de desintoxicação e os sintomas de abstinência e aplicar 7 práticas diárias para se libertar das drogas.

QUALQUER PESSOA PODE APLICAR ESSAS PRÁTICAS PARA SE LIBERTAR DAS DROGAS

  1. Adequado para todos os tipos de dependência
  2. Sintomas de abstinência desaparecem através da mudança de hábitos
  3. Práticas diárias que melhoram a qualidade de vida
  4. Consultoria online esclarecendo dúvidas e orientando sobre como agir em situações específicas

ESTE E-BOOK É O PONTO DE PARTIDA PARA AJUDAR VOCÊ A COMEÇAR A VENCER AS DROGAS!

Sabe por quê?

  1. Porque ele possui uma linguagem fácil e acessível a todas as pessoas
  2. Explica o que é a dependência química e como ela funciona em todos os aspectos da vida do dependente
  3. Oferece dicas de como passar pela fase de desintoxicação e driblar os sintomas de abstinência
  4. Mostra como começar um processo de recuperação passo-a-passo
  5. Ensina 7 práticas diárias de mudanças de hábitos e comportamentos, essenciais para vencer as drogas
  6. Oferece informações úteis como links importantes, endereços e programas de recuperação para ajudar você a buscar suporte

E O MAIS IMPORTANTE! VOCÊ NÃO ESTARÁ SOZINHO, POIS VAMOS AJUDAR VOCÊ DO COMEÇO AO FIM, DANDO SUPORTE ONLINE PARA VOCÊ COMEÇAR A SUA JORNADA!

ESTOU ESPERANDO VOCÊ!

COMPRA 100% SEGURA

PRODUTO REVISADO E APROVADO

ENTREGA VIA E-MAIL

Você receberá tudo pelo seu e-mail.

 

Compartilhar
Previous Dependência Química - Autoestima e necessidade de aprovação social
Next Como desintoxicar o organismo do álcool e outras drogas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.