Álcool e Drogas – O que fazer nas escolas?

Drogas nas escolas

Se as drogas permeiam hoje toda a sociedade, especialmente o tabaco e o álcool, elas se manifestam de modo particular nas escolas. O que fazer nas escolas para prevenir o consumo de drogas? Veja algumas dicas!

Muitas vezes a presença de álcool e/ou drogas nas escolas é negada ou negligenciada pelos educadores e dirigentes.

Não é raro que os educadores sintam-se ameaçados quando descobrem que seus alunos usam drogas. Alguns tentam esconder o fato, por temerem perder a credibilidade diante dos pais e da comunidade escolar. Outros têm medo de serem acusados de negligência diante do problema, ou sentem medo das drogas e da fama de violência que as cercam.

Em geral, os educadores sentem-se despreparados (tanto quanto os pais) para abordar a questão, seja em sala de aula ou fora dela.

A mobilização das forças vivas da escola, no sentido da autoajuda, é fundamental e deve prevalecer sobre o recurso emergencial da intervenção policial. A formação de pequenos grupos de discussão, formados por professores, orientadores educacionais, supervisores e dirigentes devidamente capacitados e assessorados por especialistas, devem atuar de maneira integrada com toda a comunidade escolar.

Assim, torna-se urgente a capacitação dos educadores na área de drogas, tarefa que não deve ser esquecida pelas autoridades educacionais. Somente assim eles conseguirão se preparar para abordar problemas quando surgem em suas escolas, ou simplesmente para responder às perguntas corriqueiras dos alunos.

A partir da capacitação e treinamento, será possível desmitificar a presença das drogas nas escolas e na sociedade, e enxergá-las emDiga não às drogas! uma perspectiva mais realista, nem superdimensionada nem subestimada. É ilusório hoje em dia, querer preconizar uma “escola sem drogas”, cabe aprender a lidar com a droga no cotidiano escolar, enfrentando sem temor nem preconceitos as questões que surgem.

Para ajudar os educadores a lidarem com a questão das drogas, além das dicas acima, recomendamos alguns cursos de capacitação:

 

Busque ajuda!

Muitas vezes, devido ao consumo do álcool e/ou droga, o usuário coloca em risco aspectos importantes de sua vida, tais como família, emprego, saúde. Além disso pode não perceber os problemas decorrentes deste uso ou mesmo negá-los. Nesses momentos, não é raro os membros da família apresentarem sentimentos de raiva ou impotência frente ao usuário ou a situação.
Essas ocasiões deveriam se transformar em buscas de ajuda em unidades de saúde, conversas com um profissional e pessoas de referência na sua comunidade, adesão a grupos de ajuda e cursos.

Dependência Química:Como lidar?


Para lidar com um dependente químico, primeiro é preciso conhecer a doença, os sintomas de abstinência, a prevenção de recaídas e as questões psíquicas e emocionais que envolvem a dependência química.

A família é parte importante na recuperação do dependente químico!

 


Busque informações corretas sobre as drogas, pois os filhos deixam de acreditar no que os pais dizem quando percebem que as informações repassadas não correspondem à realidade.
Aqui você encontra alguns cursos completos sobre como lidar com a dependência química, e assim poder ajudar o dependente químico. Vale a pena fazer!

 

Conheça os cursos sobre a Dependência de Cocaína, Crack, Álcool e Maconha!
COMECE AGORA!
Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?
O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

 

Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. Mais informações >>

Dependência de Maconha: como lidar?Dependência de Maconha: como lidar?

O curso “Dependência de Maconha: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos ou a quem esteja interessado em expandir seus conhecimentos e aprender informações atuais e práticas sobre a dependência de maconha. Mais informações >>

 

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco: sossobriedade@gmail.com

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *