A ilusão de ótica das emoções!

Desde que o homem habita o planeta ele se ocupa em suprir as suas necessidades, de modo que consiga alcançar o único objetivo de sua vida, a felicidade. Buscar a felicidade e eliminar o sofrimento é a maior preocupação do homem, que através do trabalho sacia as suas necessidades de prazer, conforto e segurança.

Tweet

A ilusão de ótica das emoções!

Conquistar espaço, produzir e consumir em grande escala, adquirir riquezas, cuidar da saúde, entre outras buscas incessantes do homem, são para prevenir a expectativa do sofrimento e alcançar a felicidade. O homem procura sinais de sofrimento e quando encontra, tenta afastá-lo, e para isso há muita preocupação em descobrir novas técnicas de medicina, tecnologia, livros de autoajuda e outros recursos que ofereçam soluções para combatê-lo.

emocoes

Para o budismo as nossas emoções são as grandes causadoras do sofrimento humano e que, de um jeito ou de outro, direta ou indiretamente, as nossas emoções nascem do egoísmo, e que elas estão relacionadas ao apego que o homem tem de si próprio.

O psicólogo Marco Aurélio Bilibio diz que as emoções são respostas interiores do nosso ser a estímulos externos, são as nossas experiências mais íntimas que se constituem e se manifestam baseadas na nossa história, experiências vividas e no conjunto de crenças e valores.

Quando percebemos que alguém ou alguma situação pode nos prejudicar e violar a nossa segurança, somos tomados por determinadas emoções. No momento que aceitamos essas emoções e que entramos no jogo delas, perdemos a sanidade e a capacidade de percepção. Isso gera tensão elevada e pode se repetir toda vez que uma emoção coloca o nosso eu em risco. O resultado disso é o sofrimento.

emocoes negativas

Foi então que os budistas perceberam que para lidar melhor com as emoções e eliminar o sofrimento é preciso estar com a consciência desperta. Acordar a consciência e estar atento às emoções para que possamos lidar melhor com elas e não sermos envolvidos pela tensão e agitação que elas criam.

Se observarmos com atenção determinada emoção durante o seu processo de desencadeamento vemos que o seu efeito dependerá da nossa percepção. Como as emoções estão relacionadas a formação do nosso ser e com as experiências vividas, crenças e valores, então fica claro que nos equivocamos com relação a elas, pois cada ser humano é único e formado por experiências, crenças e valores diferentes. Fazemos uma compreensão equivocada das emoções.

Toda emoção não desperta pela consciência, são basicamente uma forma de preconceito e há sempre um componente de julgamento. Por exemplo, quando vamos ao teatro e vemos uma peça em que um homem é preso por um cabo de aço suspenso e o fundo do palco é todo escuro. As crianças inocentes acham aquilo sensacional e divertido, pois acreditam estarem vendo um homem voar pelo teatro, elas não conseguem perceber o truque e acreditam que o que vêem é real, mas para nós adultos é apenas uma ilusão de ótica.

emocoes negativas

Do mesmo que as crianças inocentes foram arrebatadas pela ilusão de ótica, somos arrebatados por inúmeras ilusões na nossa vida, como crianças inocentes que não compreendem o todo, mas enxergamos somente as partes isoladas baseadas em julgamentos e pré-conceitos.

Olhamos para o nosso corpo e vemos somente o corpo físico e esquecemos que todo ser é dotado de corpo físico, mental, emocional e espiritual. Assim, buscamos o tempo todo satisfazermos somente o corpo que enxergamos e entendemos, desejando ter um abdômen definido, rostos lindos, corpo sarado, etc. Como as crianças que se emocionam com a ilusão de ótica do homem voador, nós somos iludidos pelas emoções que são provocadas pela aparência e pelo bem-estar do nosso corpo.

Assim, o ser humano que não compreende e não tem um contanto íntimo e reflexivo com as suas emoções, é levado pelo fluxo emotivo desenfreado e não observa com senso crítico as emoções, seguindo-as sem pensar. Sentimos desejo e seguimos os nossos desejos, sentimos raiva e seguimos a nossa raiva ou no máximo a reprimimos. É preciso despertar a consciência para não viver a ilusão de ótica do que as emoções aparentam ser, e entender qual é o real significado das emoções na nossa vida.

por Rodrigo Longo

Tweet

 Veja Também!

Emoções negativas – Tudo começa com a ignorância!

Meditando as nossas emoções – Superando as emoções negativas!

Desintoxicando-se dos pensamentos, sentimos e emoções venenosas

Confusão Mental – A prisão do ego

Gestão interior – Cuidando da reforma íntima

Dados do Artigo:

A ilusão de ótica das emoções!
Psicologia e saúde emocional
Olhamos para o nosso corpo e vemos somente o corpo físico e esquecemos que todo ser é dotado de corpo físico, mental, emocional e espiritual. Saiba mais!

Fonte:
http://budavirtual.com
Psicólogo Marco Aurélio Bilibio
http://www.youtube.com/watch?v=gG75OPKc3-c

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *