A dependência química atinge 20% da população!

dependencia quimica
A dependência química é uma doença progressiva, e vem ganhando espaço na sociedade, atingindo pessoas do mundo inteiro.


A dependência de qualquer tipo de droga é uma doença progressiva, vai se agravando com o passar do tempo devido à tolerância que o indivíduo vai desenvolvendo, por uma ou mais drogas que ele se adaptou fisiologicamente e psiquicamente.
Devido a fenômenos que envolvem a sintomatologia da doença, cujo assunto está longe de ser esgotado devido à sua complexidade, não é de admirar que o empresário fique perdido quando há estes casos na sua empresa.
 
Sabe-se, que cerca de 20% ou mais, de uma população, são portadores da dependência química, com isto dá para explicar que não há lugar, muito menos numa empresa, que certamente haverá próximo a este número de pessoas que sofrem com esta doença e que podem estar lá há muito tempo, até sendo bons funcionários, mas que começaram a se exceder no álcool ou outras drogas desde um tempo para cá. Aliás, este comentário é muito comum no meio de colegas, chefes e patrões sobre o funcionário com o problema.
 
O século XXI já chegou e são poucos os empregadores que conhecem os números assustadores do problema: estima-se que perto de 51% dos leitos em instituições psiquiátricas, e em torno de 30% nos hospitais clínicos, são devidos a internamentos por dependência química. Isto gera um déficit para o País de US$ 1 bilhão por mês, segundo últimas estimativas oficiais, informe da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
Infelizmente, ainda hoje, a dependência química é muito pouco A dependência química atinge 20% da população!difundida nas nossas universidades entre estudantes de medicina, psicologia, psiquiatria, e o que é mais visto são os sintomas e não a causa primária que é o alcoolismo ou outras drogas. Basta um laudo de causa mortis e nele não se encontrará morte por alcoolismo, mas por cirrose hepática, parada cardíaca, entre outras, sendo que na realidade foi o álcool que causou os sintomas secundários e a morte.

Busque ajuda!

 
Muitas vezes, devido ao consumo do álcool e/ou droga, o usuário coloca em risco aspectos importantes de sua vida, tais como família, emprego, saúde. Além disso pode não perceber os problemas decorrentes deste uso ou mesmo negá-los. Nesses momentos, não é raro os membros da família apresentarem sentimentos de raiva ou impotência frente ao usuário ou a situação. 
 
Essas ocasiões deveriam se transformar em buscas de ajuda em unidades de saúde, conversas com um profissional e pessoas de referência na sua comunidade, adesão a grupos de ajuda e cursos.

Dependência Química:Como lidar?


Para lidar com um dependente químico, primeiro é preciso conhecer a doença, os sintomas de abstinência, a prevenção de recaídas e as questões psíquicas e emocionais que envolvem a dependência química.

 
A família é parte importante na recuperação do dependente químico!

 


Busque informações corretas sobre as drogas, pois os filhos deixam de acreditar no que os pais dizem quando percebem que as informações repassadas não correspondem à realidade.
 
Aqui você encontra alguns cursos completos sobre como lidar com a dependência química, e assim poder ajudar o dependente químico. Vale a pena fazer!
 
Conheça os cursos sobre a Dependência de Cocaína, Crack, Álcool e Maconha!
COMECE AGORA!
 
Curso – Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?
O curso “Dependência de Cocaína e Crack: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Curso de fácil compreensão. Textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 
Mais informações >>



Curso Dependência de Álcool: como lidar?Curso Dependência de Álcool: como lidar?

É direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos. Desenvolvido com linguagem rápida e de fácil compreensão. Leituras de textos, vídeo aula, vídeos sobre o tema, textos complementares e questionários. 


Dependência de Maconha: como lidar?Dependência de Maconha: como lidar?
O curso “Dependência de Maconha: como lidar?” é direcionado ao público geral, desde profissionais da área da saúde, educação a pais de dependentes químicos ou a quem esteja interessado em expandir seus conhecimentos e aprender informações atuais e práticas sobre a dependência de maconha. 

 

Para saber mais informações ou esclarecer dúvidas entre em contato conosco:
sossobriedade@gmail.com


 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *